O mau colesterol — também conhecido como LDL — constitui uma das principais formas de lipoproteínas presentes no nosso sangue.
O colesterol desempenha funções importantes no nosso organismo, mas seu excesso pode levar ao entupimento de veias e artérias — aumentando o risco de doenças do coração, tais como infarto, hipertensão arterial, AVC, entre outras.
Tendo isso em mente, o controle e a redução da concentração do mau colesterol no sangue é de suma importância e, muitas vezes, envolve a participação de diversos especialistas.
No entanto, você sabe como reduzir o colesterol? Continue a leitura e veja como cada especialidade médica pode ajudá-lo a reduzir os níveis de gordura no sangue. Confira:
O especialista do coração: cardiologista
O cardiologista é o médico responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das doenças que envolvem o coração, assim como os outros componentes do sistema circulatório: artérias, veias, capilares etc.
Dessa forma, por meio da cardiologia preventiva, esse profissional dá o diagnóstico, indica o tratamento e fornece toda a orientação a respeito dos riscos cardíacos e das diversas possibilidades existentes para o tratamento preventivo.
No caso da detecção do colesterol alto, o cardiologista será o responsável por explorar as maneiras mais viáveis de tratar esse problema — inclusive com a indicação de outros especialistas.
O especialista dos alimentos: nutricionista
O nutricionista é o profissional responsável por estudar os alimentos e os efeitos que eles produzem em nosso organismo.
Nesse sentido, esse profissional age no sentido de sugerir o consumo de determinados alimentos que atendam às suas necessidades fisiológicas — em detrimento de outros alimentos que podem ser prejudiciais à sua saúde.
Assim, o nutricionista é o profissional apto a montar uma dieta personalizada, contendo tudo o que você necessita para suprir suas necessidades energéticas e nutricionais e ainda reduzir o colesterol.
Dentre as principais modificações dietéticas, podemos ter, por exemplo, o aumento consumo de frutas, hortaliças, fibras e alimentos fontes de gorduras boas.
O especialista das atividades físicas: educador físico
A redução do colesterol exige a adoção de uma vida mais saudável. Para isso, além de nos alimentarmos corretamente, é necessário praticar atividades físicas apropriadas para nosso corpo.
Dessa forma, não basta praticar qualquer exercício. É preciso escolher aquele que atenda ás necessidades do nosso corpo — é nesse sentido que age o educador físico, profissional responsável pela organização e supervisionamento de programas de atividades físicas.
Logo, um especialista em educação física poderá auxiliar com as atividades que são as mais indicadas para a redução do colesterol — podendo envolver a prática de caminhadas, pilates, natação, entre outras.
Por meio da leitura desse texto, com certeza ficou mais fácil compreender quais são os especialistas, bem como suas atuações no sentido de auxiliar no controle e na redução dos níveis de colesterol.
Da mesma forma, também ficou mais simples entender que o colesterol alto é algo que pode ser controlado com extrema facilidade, bastando que o paciente tome os cuidados necessários e realize o tratamento corretamente, com acompanhamento do médico cardiologista e dos outros especialistas.
Você está buscando formas de reduzir o colesterol? Procure ajuda profissional, encontre um médico cardiologista e marque uma consulta!