Ícone do siteBlog dr.consulta

Como se livrar das cólicas? Veja como um médico pode ajudar

Todo mês é a mesma coisa: uma dor terrível e que ainda atrapalha bastante a rotina. Quem sofre com as cólicas menstruais, com certeza já tentou de tudo para acabar com o desconforto que afeta muitas mulheres. Então, como se livrar das cólicas?

Primeiro, é importante explicar que é natural que elas ocorram, pois o útero pode se contrair para expulsar a parede descamada do endométrio, que se torna a própria menstruação. No entanto, é necessário consultar um médico, que recomendará formas de evitar ou amenizar a dor.

Continue a leitura e veja algumas indicações possíveis.

Como se livrar das cólicas? Formas práticas e comprovadas

Medicamentos

É comum recorrer aos analgésicos para acabar com a dor da cólica, mas os médicos costumam prescrever anti-inflamatórios antiespasmódicos, já que a dor resulta de uma inflamação.

O ginecologista também pode recomendar a troca de anticoncepcionais, com hormônios e dosagens diferentes das que estão sendo ministradas.

De qualquer forma, o melhor é não tomar medicamentos sem prescrição médica. Até porque a cólica pode esconder outros problemas mais graves, como a endometriose, sendo necessário consultar um médico periodicamente.

Exercícios físicos

Pode parecer estranho praticar exercícios quando se está com muita dor. Porém, estamos falando da prática regular de atividades físicas, principalmente caminhada, bicicleta, alongamentos, ioga e pilates. Essas atividades ajudam a liberar endorfina, substância que elimina a dor de forma natural.

Independentemente da modalidade, é importante praticar algo que dê prazer. Também é fundamental procurar um médico e fazer um exame físico antes de realizar qualquer atividade física.

Além disso, um fisioterapeuta especializado pode indicar alguns exercícios simples para aliviar a dor durante as crises.

Alimentação adequada

Alguns alimentos contém anti-inflamatórios naturais, que ajudam a combater a dor. Assim, durante o período menstrual, prefira se alimentar de produtos ricos em magnésio (banana, aveia, soja, beterraba), cálcio (feijão, couve, espinafre e derivados do leite) e gorduras poli-insaturadas (atum, sardinha, salmão e castanhas). É importante, também, ingerir muita água!

Por outro lado, é bom evitar alimentos que contenham muito sódio, como salgadinhos e embutidos, pois ajudam a aumentar o inchaço típico da menstruação. Além disso, as gorduras saturadas, presentes em frituras, favorecem a produção de hormônios.

Fique longe, ou ao menos reduza a quantidade, de café, chá e outros estimulantes.

Massagem

Se o seu primeiro instinto, ao sentir cólica, é apertar a barriga, saiba que isso pode ser eficaz. A massagem pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a tensão. Ela deve ser feita nas regiões pélvica e abdominal, bem como nas pernas e nos pés.

Repouso

É natural se sentir mais cansada e estressada durante a menstruação. Por isso, é fundamental fazer um bom repouso, colocar as pernas para cima e relaxar. É bom, ainda, fugir de situações estressantes ou que podem aumentar o cansaço físico e mental.

Enfim, essas dicas podem funcionar de forma distinta para cada pessoa. Por isso, é importante procurar um médico, para saber como se livrar das cólicas. Tentar receitas caseiras sem orientação pode até piorar a dor e o mal-estar.

Se você sente muitas cólicas, consulte um ginecologista para saber a melhor forma de acabar com as dores. Marque um horário com um de nossos profissionais mais perto de você!

Sair da versão mobile