Ícone do siteBlog dr.consulta

Falta de apetite em adultos: 6 principais causas

dr.consulta - falta de apetite, homem sem fome, sentado a mesa com um prato de comida servido

A falta de apetite em adultos, quando muito frequente, pode indicar outros problemas. Além disso, esse jejum involuntário pode desencadear também transtornos e distúrbios alimentares.

Entenda sobre as necessidades e hábitos relacionados à alimentação e os cuidados indispensáveis para manter uma boa saúde, em qualquer fase da vida.

As 6 possíveis causas da falta de apetite em adultos

Não sinto vontade de comer o que pode ser?

Não sentir fome uma vez ou outra pode acontecer. A questão é quando isso se torna mais recorrente e as pessoas pulam as refeições, comem em intervalos maiores ou até deixam de comer por dias seguidos.

Entre os principais motivos para não sentir vontade de comer estão:

  1. Anorexia;
  2. Doenças agudas;
  3. Doenças crônicas;
  4. Problemas emocionais;
  5. Consumo de álcool e drogas;
  6. Uso de determinados medicamentos.

Veja agora, em detalhes, cada um dos pontos.

1 – Anorexia

A anorexia é um dos motivos mais comuns para a falta de apetite de adultos. Esse transtorno alimentar tende a ser ignorado por muitas pessoas. Normalmente, isso ocorre porque desconhecem a sua gravidade.

A doença é caracterizada principalmente pela falta de apetite, mas pode levar a depressão e a outros sintomas mais severos.

Quem tem anorexia se enxerga acima do peso e pode deixar de se alimentar como uma forma de recuperar a sua autoestima – que é bem baixa.

Outro comportamento comum é vomitar após a ingestão de qualquer alimento para evitar as novas calorias. Com isso, o corpo vai ficando mais fraco e o mal-estar passa a ser maior.

Como todo distúrbio nervoso, a anorexia tem que ter um diagnóstico preciso e tratamentos específicos.

2 – Doenças agudas

A perda de apetite acompanha quase todas as doenças agudas como: infecções e virose. Inclusive, ao primeiro sinal pode levar a um diagnóstico que está associado a outros sintomas.

Portanto, é mais uma razão para procurar um médico e fazer uma consulta ou passar por uma consulta online.

Em alguns casos, a ausência de fome pode persistir mesmo depois das pessoas tratarem a doença. Diante disso, é fundamental investigar se não é uma consequência de causas emocionais.

A falta de apetite e enjoos frequentes não são normais e precisam ser entendidos como alertas.

3 – Doenças crônicas

A falta de apetite em adultos também pode ser ocasionada por doenças crônicas. São exemplos:

Tudo isso, pode provocar a perda de apetite que, dependendo do caso, pode ser uma condição temporária. Os sintomas podem ser efeito colateral de um medicamento usado no tratamento, por exemplo.

Para chegar a essa conclusão, o médico deve fazer uma avaliação criteriosa. Eventualmente, pode ser necessária uma dieta especial.

4 – Problemas emocionais

Os problemas e instabilidades emocionais também podem fazer com que as pessoas tenham os hábitos alimentares alterados. Estresse, ansiedade, tristeza profunda reduzem ou aumentam a vontade de comer.

Muitas vezes, pode ser um sintoma passageiro. Entretanto, se persistir, deve ser tratado o mais rápido possível.

A terapia pode ser uma das recomendações médicas. O psicólogo é quem ajudará o paciente a se conhecer melhor e entender as implicações da falta de apetite para a saúde.

Em situações mais graves, é preciso procurar um psiquiatra que pode até receitar algum remédio para auxiliar no tratamento.

5 – Consumo de álcool e drogas

O consumo regular de bebidas alcoólicas e outras drogas, além do hábito de fumar, podem reduzir a vontade de comer.

Na maioria dos casos, tratar o vício já restabelece o apetite. No entanto, um tratamento terapêutico pode ser necessário, visto que esses hábitos podem estar ligados a causas emocionais e os pacientes em tratamento podem ter recaídas.

A falta de apetite em adultos nestas situações pode ser ainda mais prejudicial a saúde e bem-estar social.

6 – Uso de determinados medicamentos

Pacientes que fazem uso de medicamentos de uso contínuo como: fluoxetina, quinidina e hidralazina também podem se encaixar neste quadro.

A falta de fome ou vontade em se alimentar pode surgir como um efeito colateral temporário, como já dissemos. No entanto, é preciso se atentar para a frequência com que isso acontece.

Ao identificar qualquer sintoma que não existia antes, você deve procurar um médico – que é o profissional habilitado para esse diagnóstico. 

A partir da análise, a recomendação pode ser diminuir a dose do medicamento ou alterar a medicação.

Faça consultas e exames pagando menos aqui no dr.consulta!

Com a assinatura do Cartão dr.consulta você tem descontos para a realização de consultas com diversos especialistas, em exames e outros benefícios exclusivos para saúde.

Uma única assinatura pode incluir até 5 pessoas, sendo 1 titular e até mais 4 dependentes que não precisam ser da sua família. Ao aderir e pagar a mensalidade a liberação de uso é imediata.

Quando a falta de apetite é preocupante?

Ficar sem comer ou muito tempo sem ingerir nada não é indicado. Mesmo as dietas mais restritivas tendem a ser balanceadas para ajudar a suprir ou repor o que o corpo precisa.

Deixar de se alimentar pode levar a sintomas constantes como ânsia, náuseas e diarreias, à perda de peso rápido ou até mesmo à desnutrição.

Portanto, o mais importante é não encarar a falta de apetite como algo natural. Lembre-se de que é preciso cuidar da saúde em todos os momentos da vida e, atuar até de forma preventiva para evitar doenças ou complicações no futuro.

O que fazer quando se está com falta de apetite?

O primeiro passo é tentar observar as mudanças de apetite. Idealmente, uma pessoa adulta deve manter no mínimo as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar.

Outra recomendação dos nutricionistas é comer de duas em duas horas ou de três em três horas e em porções menores, mas nunca deixar de se alimentar.

Assim, se essa rotina está descontrolada pode comprometer facilmente a sua saúde.

Então, o que fazer quando se está com perda de apetite? Confira essas dicas:

  1. Consulte um médico para entender as causas;
  2. Evite consumir alimentos gordurosos e com alto teor calórico, depois de ter ficado muito tempo sem se alimentar;
  3. Não tome nenhum medicamento ou vitaminas para abrir o apetite novamente sem indicação médica.

O corpo humano depende de energia para funcionar perfeitamente. Logo, a falta de apetite em adultos, idosos ou em crianças pode tornar o corpo mais fraco e vulnerável a viroses ou outras doenças.

Cuide-se! Manter o corpo, a mente e a saúde em dia, é essencial para a manutenção da vida. Sempre que precisar, marque um horário com um dos nossos profissionais ou busque por uma das unidades do dr.consulta mais próximas de você.

Sair da versão mobile