Tudo o que você precisa saber sobre a Diabetes
A Diabetes é uma doença metabólica causada pela má produção ou pelo mal uso do hormônio da insulina no sangue.
A insulina tem um papel fundamental na entrada da glicose nas células e, quando não é produzida corretamente pelo pâncreas, provoca um aumento de glicose no sangue, processo chamado de hiperglicemia.
O aumento de glicose no sangue, além de causar outros traumas no organismo, é o caso mais comum de surgimento da diabetes, doença que atinge mais de 6% da população no Brasil, segundo o Ministério da Saúde e o IBGE.
Para fins diagnósticos, a diabetes é classificada de duas maneiras: tipo 1 e tipo 2. Veja a diferença entre elas abaixo:
Diabetes Tipo 1: ocorre quando o sistema imunológico está prejudicado e ataca equivocadamente as células beta, células endócrinas localizadas no pâncreas, responsável pela produção da insulina. Com o baixo nível de insulina no sangue, a quantidade de glicose aumenta, provocando a diabetes. Cerca de 5% a 10% dos casos de diabetes são do tipo 1, sendo mais comum na infância e na adolescência.
Diabetes Tipo 2: ocorre quando o organismo não consegue usar a insulina adequadamente ou quando há uma deficiência na produção do hormônio. Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2.
Quais são os sintomas da Diabetes?
Em estágios iniciais, a diabetes é uma doença silenciosa. Muitas vezes, o paciente precisa realizar check-ups anuais para descobrir a síndrome. Em casos mais avançados, é comum o surgimento de alguns sinais alarmantes, como os ilustrados abaixo:
Fonte: Ministério da Saúde
Quais são os fatores de risco da Diabetes?
Em alguns casos, a diabetes pode surgir por problemas endócrinos ou até mesmo por conta do histórico familiar. Entretanto, outros fatores de risco podem estar relacionados com o desenvolvimento da doença no organismo como, por exemplo:
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Pressão Alta;
- Maus hábitos alimentares;
- Baixa prática de atividade física;
- Colesterol alto;
- Ser portadora da Síndrome do Ovário Policístico;
- Alcoolismo e Tabagismo.
Como é diagnosticada a Diabetes?
O principal método de diagnóstico da diabetes é a glicemia de jejum realizada por coleta de sangue. Resultados acima dos permitidos podem indicar o início da diabetes.
O exame de hemoglobina glicada também é solicitado para avaliar a concentração de glicose no sangue nos últimos 3 meses e para entender se o paciente está desenvolvendo a doença ou não.
Como funciona o tratamento da Diabetes?
A diabetes não tem cura, por isso, precisa ser controlada pelo paciente com hábitos alimentares e comportamentais adequados, como a prática de atividades físicas, a ingestão de alimentos mais saudáveis e o não consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.
Em alguns casos, o tratamento da diabetes deve ser feito por meio de medicamentos ou aplicação de insulina no sangue, para repor a má produção feita pelo pâncreas.
O que é a Diabetes Gestacional?
A Diabetes Gestacional ocorre quando os níveis de glicose aumentam durante os meses de gestação da mulher. Os principais sintomas e os fatores de risco são muito parecidos com os tipos 1 e 2 da doença. Entre os sintomas incluem cansaço, fadiga, necessidade de urinar várias vezes ao dia e entre os fatores de risco, obesidade, colesterol alto e hereditariedade.
Em casos de gestantes diagnosticadas com diabetes, é obrigatório um acompanhamento médico, além de melhorias nos hábitos alimentares e comportamentais. Exames de acompanhamento também devem ser realizados durante a gestação e no pós, para avaliar o desenvolvimento da doença.
Agende uma consulta com um endocrinologista e cuide da sua saúde.
Boa tarde ,fui diaguinosticada com diabetes à uma semana e estou tomando medicação, ainda não conhecia a doença as informações foram muito úteis
Obrigada .
Parabéns
Essa publicação sobre ¨Diabetes¨ foi muito esclarecedora.
Muito bom esse artigo, muito esclarecedor, parabéns pois muita gente tem essa doença mais não sabem realmente a necessidade de se cuidar devidamente
Muito completa a informação sobre Diabetes.
Obrigada.
Quero conhecer tudo s diabetes
É lamentavel que a pessoa fique 28minutos e 59 segundos para ser atendido por uma funcionária , mais o serviço sac.
Que não passou a resposta satisfatória
Olá! Lamentamos pelo transtorno e insatisfação, para que possamos averiguar o que houve no atendimento prestado, pedimos que entre em contato com o nosso sac no (11) 4090-1510, opção 4.
Adorei….Muito elucidativo. Acompanho tudo de “Dr.Consulta”. Pena que aquí onde resido (Campo Belo/MG) não existe “Dr.Consulta” e nem algo parecido. Gostaria de ler alguma coisa sobre pele (tenho, presumo eu, equimoses e petéquias subcutaneas e que nenhum médico dos que ja procurei -dermatologistas, cardiologistas(?), clinicos, etc.- soube diagnosticar e medicar com precisão
Olá! Que bom que gostou 🙂
[…] não tão perceptíveis como os relacionados às chamadas “doenças silenciosas”, como a diabetes e a […]
[…] a diabetes não é bem controlada, os níveis elevados de glicose no sangue podem danificar os nervos ao […]
[…] também chamada de glicose baixa, apesar de ser um dos efeitos colaterais do tratamento da diabetes, também pode acometer indivíduos saudáveis. Um paciente não diabético pode ser diagnosticado […]