Esquizofrenia: causas, sintomas e tratamento
Acredita-se que o desenvolvimento desse distúrbio esteja relacionado a fatores genéticos, ambientais e neuroquímicos
O que é a esquizofrenia
Alucinações, delírios e distorções da realidade. Esses são alguns dos sintomas que caracterizam a esquizofrenia, um transtorno mental crônico, que pode trazer sérios impactos na vida pessoal e profissional.
Geralmente, a esquizofrenia tem início entre os 16 e 30 anos, porém crianças também podem desenvolver a condição, embora seja raro.
Sintomas
Os sintomas desse distúrbio se dividem em três categorias: positivos, negativos e comprometimentos cognitivos. Os sintomas positivos estão relacionados a episódios de alucinações, delírios, desorganização do pensamento e desorganização motora.
A categoria dos sintomas negativos inclui expressão reduzida das emoções, redução dos sentimentos de prazer na vida cotidiana, embotamento afetivo, falta de sociabilidade e dificuldade em iniciar e manter atividades.
Já os sintomas da categoria cognitiva envolvem alterações de memória e a habilidade de assimilar informações e usá-las para tomar decisões, concentração, habilidades visuo-espaciais, entre outros.
Fatores de risco
As causas da esquizofrenia ainda não são totalmente conhecidas. Porém, acredita-se que o seu desenvolvimento esteja relacionado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e neuroquímicos.
Os fatores ambientais se referem à exposição a alguns tipos de drogas, desnutrição dentro do útero da mãe, problemas durante o nascimento (como falta de oxigênio) e fatores psicossociais (estresse, traumas, perdas, etc.).
Já os fatores neuroquímicos estão associados a alterações nas reações químicas do cérebro, envolvendo neurotransmissores.
Buscando ajuda
Em virtudes dos próprios sintomas, quem tem esquizofrenia não será capaz de assumir uma posição crítica em relação ao seu estado, já que uma das principais características da doença é a perda de contato com a realidade. Portanto, é fundamental que amigos e parentes próximos possam entender os sintomas e buscar ajuda psiquiátrica.
Além disso, é importante saber que dificilmente o esquizofrênico se convencerá do seu problema, pois seu quadro o leva a acreditar que o que está dizendo é a verdade.
Diagnóstico
O diagnóstico da esquizofrenia é feito com base na análise clínica do paciente e critérios psiquiátricos relacionados aos sintomas.
O tratamento se baseia na combinação de medicamentos e psicoterapia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 30% dos casos apresentam recuperação completa ou quase completa após o início do tratamento.
Ola! Bom dia !
Gostaria de saber se existe exames q constatam este tipo de doença. É se o esquizofrênico tem costume de afirmar tua doença, e se um papel escrito a caneta pode ter significado em algum documento como provas judiciais, para q o mesmo tenha direitos para receber pensões por invalidez?
Olá, boa tarde! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
[…] de distúrbios psiquiátricos (esquizofrenia, depressão e/ou transtorno […]
[…] esquizofrenia e outras psicoses: alterações da percepção da realidade, podendo incluir alucinações e delírios; […]