Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental
As pessoas normalmente cuidam do corpo, mas não cuidam da mente – que é tão importante quanto para garantir uma qualidade de vida melhor. É com esse foco que surgiu a campanha Janeiro Branco.
A iniciativa foi criada em 2014 com o objetivo de conscientizar e chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas aos cuidados mentais.
Segundo o Instituto Janeiro Branco, criador da campanha, a escolha desse mês para a sua realização não foi aleatória.
Em termos simbólicos e culturais, é durante o primeiro mês do ano que as pessoas costumam repensar as suas vidas, atitudes e comportamentos. Basicamente, um período destinado a reflexões sociais, emocionais e existenciais. É como se o ano novo em uma “folha em branco”, permitindo a idealização de um novo ciclo em nossas vidas.
Os números “falam” mais alto
- só no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% do total da população tem ansiedade;
- estudos também mostram que aproximadamente 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental, como a depressão;
Os transtornos mentais atingem pessoas de qualquer faixa etária, raça, etnia ou classe social. Entre os principais fatores de risco para o desencadeamento de distúrbios mentais estão: o estresse e ansiedade constantes na vida pessoal ou durante a rotina do trabalho (que desencadeia a Síndrome de Burnout), as autocobranças excessivas, grandes responsabilidades, luto, conflitos familiares, isolamento social e, principalmente, traumas pessoais (um dos maiores provocadores de depressão na sociedade).
Os cuidados com a saúde mental devem ser uma prioridade o ano todo, começando em janeiro
Nessa época do ano as pessoas e empresas investem mais tempo em ações de autocuidado, preventivas e de conscientização com a realização de palestras, workshops, caminhadas, cursos e rodas de conversas, por exemplo.
O principal ponto é falar sobre o tema e quebrar os tabus e os estigmas que o cercam e são motivos de preconceito, dentro e fora das empresas, muitas vezes. O tema desse ano é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?” Ou seja, os cuidados precisam ser contínuos.
E mais: essa não é uma responsabilidade de todos e não unilateral. O esforço deve envolver a atenção individual e contar com o apoio de empresas e políticas públicas.
Sintomas característicos de um paciente com transtorno mental
Para ser considerado um transtorno mental, é preciso um diagnóstico feito por especialistas (psicólogos ou psiquiatras, normalmente). De qualquer forma, alguns sinais podem indicar que a saúde mental não vai bem – o que afeta os pensamentos, as percepções e as emoções no geral.
Comportamentos anormais e mudanças repentinas de humor são muito frequentes e isso afeta as relações com as demais pessoas. Complementam essa lista, os seguintes sintomas refletidos na saúde física também:
- sensação de vazio e desânimo;
- isolamento social involuntário;
- vontade de chorar constantemente;
- tristeza corriqueira;
- estresse abundante;
- insônia;
- dor na cabeça ou na nuca;
- dor no corpo;
- taquicardia;
- zumbido no ouvido;
- piora nos sintomas da gastrite.
Qual o momento certo para procurar ajuda médica?
A resposta aqui é: quando a pessoa ainda não está doente, ou seja, de maneira preventiva. O intuito é prevenir o agravamento dos sintomas e outras queixas relacionadas.
A procura por psicólogos ou psiquiatras pode ser antecipada na ocorrência de um ou mais dos sinais característicos, para determinar o diagnóstico, o estágio da doença e os tratamentos mais indicados para cada quadro clínico.
8 dicas para ter uma mente mais saudável
A vida é tão corrida e agitada, que a mente se ocupa com preocupações e pensamentos associados aos fatores internos e externos, que parece mesmo difícil saber lidar com tudo (e, ao mesmo tempo). Entretanto, a mente também precisa de “descanso”, inclusive, para corresponder ao que o corpo precisa.
Mudar as rotinas e os hábitos demandam tempo e dedicação, mas podem ser alcançados iniciando com dicas simples como:
- reservar um tempo do seu dia para fazer algo que traga satisfação e felicidade;
- manter o sono em dia, permitindo que o corpo e a mente se revitalizem para o dia seguinte;
- comer melhor. A nutrição impacta significativamente a saúde mental, ajudando na prevenção e tratamento de depressão e ansiedade;
- praticar exercícios físicos regularmente ou técnicas de relaxamento e meditação para aliviar o estresse;
- aumentar a conexão com a natureza e com o que mais fizer bem;
- cultivar relações pessoais e profissionais mais saudáveis;
- falar abertamente sobre os desafios, os sentimentos e praticar a escuta ativa;
- buscar o autoconhecimento, contando com o apoio de psicólogos.
Faça o seu acompanhamento multidisciplinar no dr.consulta com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros especialistas. Assine o Cartão dr.consulta e tenha descontos em consultas, exames e outros procedimentos médicos.
Conte ainda com Programas de Saúde personalizados, como a Linha de Cuidado de Saúde Mental, dedicada para esse atendimento mais próximo e acolhedor. Quem cuida da mente, cuida da vida! Conheça outros benefícios exclusivos dos assinantes:
Falar faz bem
Durante todo o mês de janeiro, teremos Cabines de Acolhimento em estações de trem e metrô, em uma ação da parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô do Governo do estado de São Paulo:
- Tamanduateí CPTM: 6 a 10 de janeiro
- Terminal São Mateus: 13 a 17 de janeiro
- Metrô Tucuruvi: 20 a 24 de janeiro
- Engenheiro Goulart CPTM: 27 a 31 de janeiro
Fontes:
Preciso de um psiquiatra urgene.
Preciso de uma consulta .
Olá! Maria, tudo bem? Marque uma consulta conosco. Acesse nosso site no http://www.drconsulta.com ou entre em contato em alguns de nossos canais, telefone 4090-1510 ou em nosso whatsapp 4118-1339
[…] como o Janeiro Branco visam a conscientização sobre o assunto e a construção de uma cultura de acolhimento nos […]
[…] como o Janeiro Branco, que tem como objetivo a conscientização da saúde mental e emocional, se fazem muito […]
[…] planejamento de iniciativas envolvendo ações como o Janeiro Branco, o Setembro Amarelo e todas aquelas voltadas a prevenir uma condição (como o câncer) são muito […]
[…] é a proposta do Janeiro Branco, uma campanha criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, com o objetivo de […]
Hoje (08/01/2024), nenhuma cabine de acolhimento…. ninguém atendendo aqui na estação tamanduatei / metrô SP.
Obrigado pelo conteudo