Não ignore o zumbido no seu ouvido!
Esse sintoma pode indicar desde infecções no canal auditivo até tumores
Quando saímos de um ambiente com música alta, no qual ficamos muito tempo expostos a decibéis acima dos considerados saudáveis para o canal auditivo, às vezes apresentamos um zumbido no ouvido, bem parecido com o chiado de um mosquitinho ou um apito incomodando sem parar.
Pode parecer normal, mas na verdade esse sintoma, em boa parte das vezes, indica um quadro inicial ou já está associado à perda auditiva por causa de maus hábitos, como nosso costume de ouvir música alta (em especial nos fones de ouvido), ou da poluição sonora.
É preciso estar atento ao zumbido porque ele pode ser um sinal precoce de outras condições que não estão diretamente ligadas ao órgão auditivo.
Doenças relacionadas ao zumbido no ouvido
Quando o problema não está no ouvido, encontrar a causa do zumbido pode ser a parte mais difícil para o profissional de saúde, já que o sintoma se associa desde doenças relativamente simples até enfermidades graves.
A anemia, a diabetes, a pressão alta, os problemas renais e do sistema circulatório são exemplos de condições que atrapalham a microcirculação do ouvido e causam o zumbido. Se não controladas, podem inclusive resultar na perda total da audição.
Outras desordens metabólicas, que envolvem o triglicérides, o colesterol ou os hormônios tireoideanos também podem provocar esse chiado, assim como problemas na articulação da mandíbula, trauma craniano e até alguns tipos de tumores cerebrais.
Paciente que abusam do uso de medicamentos tóxicos ao ouvido, chamados de ototóxicos, como a aspirina, os antibióticos, anti-inflamatórios e os remédios diuréticos, também ficam mais suscetíveis a desenvolver o sintoma.
Todos os casos precisam de atenção médica imediata para evitar complicações na saúde geral e/ou prejudicar a saúde auditiva de forma definitiva.
Além disso, quando o zumbido é constante e não tratado, pode atrapalhar o sono e a concentração do paciente, e afetar até mesmo as emoções, gerando casos de depressão, ansiedade e pânico.
Tratamentos para o zumbido
Atualmente, é possível acabar com essa sensação incômoda com medicamentos, aparelhos auditivos ou outras especificações recomendadas pelo médico.
A adoção de alguns hábitos saudáveis é a principal medida para que não haja a piora do sintoma. Entre os hábitos, é fundamental uma alimentação saudável, incluindo a diminuição do açúcar, controle do consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, bem como o estresse, e evitar o tabaco e a exposição frequente a sons intensos.
Se você apresenta um quadro constante de zumbido no ouvido, agende uma consulta com um médico que atua na área de otorrinolaringologia agora mesmo.
Fui ao otorrino que disse que eu tive uma pequena perda auditiva, me encaminhou ao neuro que só me passa calmantes e antidepressivos e de nada funciona….nem sei mais pra onde ir nem que fazer.
Boa noite!
Bom dia
Estou todos os dias com este sintomas de zumbido no ouvido.
Limpo e não passa, tomo o pantoprazol e depois o Losartana .
percebo que diminui um pouco zumbido.
O que acha que é ?
Olá, Creuza! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
O barulho começou a incomodar só quando desligaram tudo TV e outros som.fui ao médico fiz audiometria e ele disse não ter jeito .agora está insuportável nao para de apitar independente de ter algo.ligado ou não.estou elouquecendo
Eu percebo zumbido no ouvido só quando estou em um ambiente silencioso
Consultei-me com uma otorrino no Dr Consulta do Sacomã,me receitou um remédio por 5 dias e um para pingar, melhorou, depois de alguns dias voltou com menos intensidade,fui no retorno e ela disse que meu labirinto está ótimo e pela minha insistência me deu o pedido para o exame,porém, não deu orientação nenhuma para que eu pudesse investigar as possíveis causas (diabetes,colesterol,etc). NÃO GOSTEI,paguei a consulta,comprei os remédios e continuo com o zumbido cada dia pior.Agora lendo as orientações acima vou procurar outro médico,mas no Dr.Conslta estou com receio de gastar meus escassos recursos e não adiantar
Bom dia! Como vai? Lamentamos por sua experiência e por não termos atendido suas expectativas. Entre em contato conosco através do nossos canais de atendimentos, para que assim possamos avaliar melhor o que houve e te passar um posicionamento, pode ser? Telefone do nosso SAC é o 4090-1510 opção 4 ou pode nos enviar um e-mail para [email protected]
Tenho um zumbido na cabeça e já faz anos e cada vez mais só piora o zumbido, já passei em neurologia e fiz tomografia a uns anos atrás e nada.
Não sei mais onde ir.
[…] zumbido no ouvido; […]
Dr. Consulta ,estou em dúvida se os atendentes da pré consulta sabem ao menos medir uma pressão. Quando fui atendida , a atendente mediu minha pressão, disse que estava em 15 ,quando eu estranhei ,porque minha pressão sempre foi muito baixa ,disse que havia se enganado e que estava em 9. Estranho isso. O mesmo acontece com os médicos, eles próprios perguntam oque acha que temos. Quem tem que saber são eles que são médicos. Como confiar na capacidade de pessoas que parecem não qualificadas para o cargo? Serão mesmo médicos e enfermeiros ? Sem querer ofender apresentei minhas dúvidas diante de claras demonstrações inconsistentes com os cargos que ocupam. Nós pagamos oque nos pedem,entretanto não obtemos oque precisamos mesmo com todos os exames ,os sintomas persistem e nunca chegam a um diagnóstico. Preocupante.