Entenda o que são palpitações, taquicardia e arritmias cardíacas
As três condições são diferentes, mas se assemelham e até se relacionam
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo inteiro. Por isso, qualquer desconforto relacionado ao coração precisa de atenção.
Três condições da qual escutamos falar muito são as palpitações, as arritmias cardíacas e a taquicardia, e mesmo muito próximas e relacionadas umas as outras, elas ainda se diferem em alguns detalhes.
Palpitações, taquicardia ou arritmias? Quais são as diferenças?
O que são as palpitações
Sabe aquela sensação desagradável de que você está sentindo seus batimentos cardíacos de forma irregular? Isso são as famosas palpitações.
Não necessariamente elas estão conectadas a uma doença ou uma anormalidade. Muitas vezes as palpitações acontecem apenas por causa do estresse, um mal-estar geral do corpo ou cansaço após esforços físicos. Porém, elas podem sim estar associadas a arritmias e principalmente às taquicardias.
O que são as arritmias
A arritmia, por sua vez, é considerada um distúrbio do batimento cardíaco que, geralmente, está associado a algum problema no sistema elétrico do coração. Ou seja, ela pode acontecer por causa de um ataque cardíaco, artérias entupidas, malformações congênitas, doenças como diabetes e hipertensão arterial ou mesmo estresse e excesso de cafeína ou álcool.
Em algumas pessoas, a arritmia não causa nenhum sintoma, mas em outras há palpitação, falta de ar, vertigem e até dor no peito. Mas a manifestação que mais se associa é o batimento cardíaco muito acelerado, também chamado de taquicardia.
O que são as taquicardias
Basicamente, define-se a taquicardia como uma frequência acelerada do coração, que nos exames se apresenta maior do que 100 pulsações por minuto, sendo o normal para um adulto entre 50 a 100 pulsações por minuto.
A taquicardia sinusal (batimentos acelerados mas em ritmo regular) pode ter um estímulo não cardíaco, como febre, hipertireoidismo, anemia, drogas e excesso de cafeína. Ou seja, uma reação de estresse orgânico do corpo. Mas pode ser também um estresse direto do coração, associado à insuficiência cardíaca, lesões das válvulas cardíacas e o infarto, por exemplo.
E quando eu sinto a sensação do meu coração bater rapido, mesmo a 70 por minuto. Minha pressão não sai do 13×8 e me incomoda. O que pode ser ?
Bom dia! Jeferson, como vai? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Boa tarde,mesmo estando sentada ou deitada meu coração dispara que sinto falta de ar,e mais quando estou sentada.
Boa tarde,mesmo estando sentada ou deitada meu coração dispara que sinto falta de ar,e mais quando estou sentada. E me causa um descoforto muito grande.
Boa noite tem horas q eu sinto umas fortes pancadas no caraçao e tipo cm um pouco de cansasço e se eu subir escada um pouco rapido meu coração fica batendo muito forte ai fico cm falta de ar e horrivel oq pode ser obg
Tenho estes mesmos sintomas, o médico me pediu p fazer o holter e demais exames, inclusive ergométrica.
Eu tenho arritmia que acelera meu coração as vezes passa rápido e as vezes demora mais de horas e essa semana depois de dois anos voltei a ter uma crise e meus batimentos passaram de 220 por minuto o médico disse que meu coração teve uma alta descarga elétrica e me mandou procurar um cardiologista mas será que pode acontecer de novo ???
Estou com palpitação as quase duas semanas, parece que meu coração vai sair pela boca.
Estou bem preocupada.
O que devo fazer
Sinto que meu coração bate 2 vezes bem forte parecendo q vai sair p fora sinto algumas vezes ao dia oq pode ser?
Ultimamente após tomar café preto sinto queda de pressão e aceleração nos batimentos cardíacos sem estar fazendo qualquer tipo de esforço chegando a até 120bpm pode ser arritmia?
Bom dia! Jhanny, como vai? Sem uma avaliação médica não podemos da um diagnóstico. Orientamos procurar um especialista para que assim possa ser avaliada.
Boa tarde ultmamente tenho um desconforto muito grande com palpitações no meu coração. Tenho 54 anos sou cadeirante e nunca tive problemas com pressão ou coração. Tenho problemas de esofagite e refluxo isso pode ter influência???
sempre sinto uma aceleracao no coracao. .mesmo eu estando sentada no sofar ja consultei com o cardiologista fiz eletro teste ergometrico e eco cardiogtama mais deu tudo normal. mais essas palpitacoes continuam. tem algo que possa fazer
Olá! Boa noite! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Às vezes, quando tenho muitas preocupações, sinto palpitações. Elas passam logo após um bom descanso. Já fiz exames há tempos que nunca apresentaram nada. Devo procurar um médico novamente? Pode ser grave ou é uma coisa comum?
Bom dia, Dunstana! Tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Estava tomando banho quando do nada meu coração começou a bater forte e parecia que estava subindo para garganta após isso começou a me dar tremedeira mas em dois minutos passou
[…] Palpitações; […]
[…] há pequenos acúmulos, normalmente em quadros iniciais de edema, o paciente pode apresentar taquicardia, respiração acelerada (taquidispneia) e ruídos similares aos chiados apresentados em casos de […]
[…] taquicardia; […]
[…] batimentos cardíacos acelerados; […]
[…] palpitações cardíacas; […]
[…] taquicardia e tremores; […]
[…] dor no peito e taquicardia; […]
[…] cause alguns desconfortos físicos, como tensão muscular ou inquietação motora, aumento do suor, batimentos cardíacos acelerados, dificuldade de concentração, irritabilidade e distúrbios do […]