A campanha de Novembro Azul é uma das mais importantes do ano, pois, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é um dos tipos que mais matam os homens. Ele corresponde a quase 30% dos casos de câncer entre o público masculino.
Apesar de não haver um método 100% eficaz na prevenção da doença, os exames preventivos PSA (Antígeno Prostático Específico) e Toque Retal ajudam no diagnóstico precoce do câncer, diminuindo os riscos de mortalidade dos pacientes.
Entretanto, existem alguns mitos sobre a doença, que incentivam os homens a não realizarem os exames preventivos e, muitas vezes, o devido tratamento. Separamos abaixo 8 mitos e verdades que você precisa conhecer:
8 mitos e verdades do câncer de próstata
O Câncer de Próstata é uma doença da terceira idade
MITO. É verdade que a maioria dos casos são diagnosticados a partir dos 65 anos, porém, 40% deles são em homens de meia idade, entre 40 e 60 anos.
O exame de Toque Retal diminui a masculinidade do homem
MITO. Existem muitos tabus sobre o exame de Toque Retal. Além de ser um importante mecanismo de prevenção da doença, o mesmo não causa dor e nem fere a masculinidade dos homens.
O exame de Toque Retal e o de PSA são complementares no diagnóstico precoce
VERDADE. Ambos são necessários para o diagnóstico correto do Câncer de Próstata. Níveis aumentados de PSA podem não significar a presença do tumor especificamente, mas de outros traumas também, enquanto níveis normais de PSA também podem ser diagnosticados no sangue de um indivíduo com a doença. Por isso, o exame de Toque Retal se faz tão importante e complementar ao de PSA.
O Câncer de Próstata prejudica a vida sexual do homem
MITO E VERDADE. Dependendo do local e do tamanho do tumor, as funções eréteis do homem podem sim ser prejudicadas. A recuperação dependerá da idade do paciente e se ele já teve ou tinha problemas de ereção anteriormente.
O tratamento do Câncer de Próstata causa impotência sexual
MITO E VERDADE. Uma parcela dos homens diagnosticados com o câncer podem perder por um tempo o bom desempenho sexual, entretanto, esse quadro é revertido espontaneamente com o passar dos meses.
Para esta questão, a idade é um fator decisivo, pois as funções eréteis do homem são perdidas lentamente durante a terceira idade. O envelhecimento aliado a um tratamento severo do câncer podem sim causar uma possível impotência sexual.
Hereditariedade é um fator de risco para a doença
VERDADE. Ter pai, irmão, tio ou avô com histórico da doença duplica as chances de você também desenvolver o tumor. Em casos de dois familiares com a doença, as chances podem aumentar em até 5 vezes.
A vasectomia aumenta o risco de câncer de próstata
MITO. Não existe nenhuma relação entre o procedimento da vasectomia com o tumor na próstata.
O Câncer de Próstata é contagioso
MITO. Nenhum tipo de tumor é infeccioso e pode ser transmitido para outras pessoas.
Fique atento à sua saúde. Procure um urologista com frequência a partir dos 40 anos, tenha conhecimento do seu histórico familiar da doença e livre-se dos tabus e preconceitos acerca dos exames preventivos. O diagnóstico precoce é importante e diminui os riscos de mortalidade.