A candidíase genital é uma infecção causada pela proliferação do fungo Candida na região íntima do homem ou da mulher.
Geralmente, a doença se desenvolve devido ao enfraquecimento do sistema imunológico aliado a hábitos de higiene que incentivam o crescimento desordenado do fungo. Especialistas afirmam que o nosso organismo, quando está saudável, é capaz de combater a proliferação da Candida no corpo. Entretanto, em situações vulneráveis, se torna incapaz de evitar a doença.
Entre os principais fatores de risco da candidíase estão o uso frequente de antibióticos, anticoncepcionais ou corticoides, diagnóstico de diabetes, HPV ou lúpus (pois tornam o sistema imune mais fraco), uso constante de roupas apertadas ou molhadas, hábito de fazer a higiene íntima mais de 2 vezes ao dia e, no caso das mulheres, não fazer a troca de absorvente a cada 3 horas.
Quais são os sintomas da candidíase?
A candidíase pode ser confundida com outras doenças genitais como, por exemplo, vaginite ou gonorréia.
Por isso, além de ficar atento ao surgimento dos sintomas, é muito importante procurar um ginecologista (no caso das mulheres) ou um urologista (no caso dos homens) para uma melhor avaliação.
Confira os principais sintomas da candidíase:
- coceira intensa na região íntima;
- vermelhidão e inchaço na genitália;
- placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis;
- corrimento esbranquiçado com grumos (parecido com leite talhado);
- dor ou queimação ao urinar;
- dor ou desconforto durante a relação sexual.
Como é feito o tratamento da candidíase genital?
O tratamento mais comum para a candidíase é o uso de pomadas antifúngicas, que devem ser aplicadas com a frequência indicada pelo médico. Também é recomendado durante o tratamento:
- evitar absorventes internos (no caso das mulheres);
- dormir com roupas largas e leves;
- evitar contato íntimo desprotegido;
- lavar a região íntima apenas com água e sabão neutro.
Se após o fim do tratamento, os sintomas persistirem, é indicado consultar novamente o especialista, para que ele receite novos medicamentos.
Fique atento aos sinais do seu corpo e cuide-se! Temos excelentes ginecologistas e urologistas prontos para te atender quando houver necessidade. Agende o seu atendimento!