Diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais para evitar a incapacidade
A dor no punho é, na maior parte da vezes, causada por entorses, fraturas e ferimentos súbitos. No entanto, esse incômodo também pode resultar de condições de longo prazo, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), artrite, síndrome do túnel do carpo, cisto sinovial, entre outras.
Sintomas
A dor no punho pode variar dependendo da causa. Por exemplo, quem tem artrite, descreve essa dor como pontadas intensas; enquanto que na síndrome do túnel do carpo e no cisto sinovial, o paciente sente queimação, dormência e fraqueza no punho e mãos.
Quando consultar um médico
Nem toda dor no punho requer cuidados médicos. As entorses pequenas (estiramento dos ligamentos) geralmente respondem ao gelo, repouso e medicamentos para dor.
Mas se a dor durar mais do que alguns dias ou se tornarem piores, consulte um médico. O diagnóstico e o tratamento atrasados da dor no punho ??podem levar ao agravamento do quadro e à incapacidade.
Fatores de risco
A dor no punho pode acontecer com qualquer um – seja você muito sedentário ou muito ativo. Mas o risco pode ser aumentado por:
- praticar esportes: os ferimentos e lesões no punho são comuns em muitos esportes, tanto aqueles que envolvem impacto quanto aqueles que envolvem estresse repetitivo no pulso.
- trabalho repetitivo: quase qualquer atividade que envolva as mãos e os pulsos – tricotar, cortar cabelo, trabalhar em linha de produção – se realizada com força e repetidamente pode levar a dor no punho.
- certas doenças ou condições: gravidez, menopausa, diabetes, obesidade, artrite reumatoide, gota e síndrome do túnel do carpo.