A conjuntivite é uma das doenças mais comuns entre os brasileiros. Ela é um processo inflamatório do sistema conjuntivo, membrana fina e transparente que reveste o globo ocular.
Segundo o HOSP (Hospital de Olhos de São Paulo), a doença não é considerada grave, apesar de ser altamente contagiosa. Por isso, é importante conhecer suas causas, sintomas e formas de tratamento. Isso evita que você fique doente e contamine outras pessoas.
O tempo de duração da doença é de 7 a 14 dias e ela pode atacar os dois olhos, não necessariamente ao mesmo tempo.
Entre os vários tipos de conjuntivite, as mais populares são a conjuntivite viral, alérgica e bacteriana. Quer saber mais? Veja também nosso conteúdo sobre os tipos de conjuntivite.
Quais são as causas da conjuntivite?
A manifestação da doença pode ter diversas causas. Seja por reações alérgicas a substâncias presentes na poluição, no cloro da piscina, ou em produtos de limpeza e maquiagens, por exemplo. Existe também a possibilidade da conjuntivite ser causada por algum tipo de vírus ou bactéria.
Dicas de como se prevenir da conjuntivite
O Ministério da Saúde informa alguns métodos eficientes que ajudam a prevenir o contágio da conjuntivite. Veja como fazer:
- evite espaços pequenos com muitas pessoas;
- lave e seque bem o rosto e as mãos;
- não coce os olhos;
- use toalhas de papel para secar o rosto e as mãos, ou lave todos os dias as toalhas de tecido;
- não compartilhe o uso de qualquer produto de beleza;
- não se automedique.
Como saber se estou com conjuntivite?
Segundo o Ministério da Saúde, você deve estar atento aos seguintes sintomas:
- olhos vermelhos e lacrimejantes;
- pálpebras inchadas e grudadas ao acordar;
- inflamação em um ou nos dois olhos;
- sensação de areia ou de cisco nos olhos;
- coceira nos olhos;
- dor ao olhar para a luz;
- visão borrada;
- secreção com pus;
- secreção esbranquiçada.
Veja mais: Conjuntivite alérgica: o que é e como tratar?
Como tratar a conjuntivite?
Existem alguns métodos que ajudam a diminuir os sintomas e a sensação de desconforto. Aplique soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras e limpe os olhos com frequência.
Ponto de atenção: é fundamental que você não se automedique! Existem medicamentos que só um especialista pode indicar da maneira correta para você.
Nós temos um time qualificado de profissionais prontos para te atender da melhor forma e com preços acessíveis. Em caso de suspeita de conjuntivite, agende a sua consulta com um dos nossos oftalmologistas.