Ícone do siteBlog dr.consulta

Qual a importância da consulta com oftalmologista na infância?

dr.consulta - oftalmologista vendo os óculos de uma criança, saúde ocular, consulta com oftalmologista na infância, consultas preventivas

Crianças em idade escolar e que aquelas que fazem muito uso de aparelhos eletrônicos precisam cuidar da saúde dos olhos desde cedo. A consulta com oftalmologista na infância é pré-requisito para prevenir doenças oculares nos primeiros anos de vida.

Cerca de 90% do desenvolvimento da visão ocorre nessa fase e deve ser devidamente acompanhada ao longo da vida.

Uma visão do mundo: o teste do olhinho

O primeiro exame ocular obrigatório feito antes da alta da maternidade é o chamado “teste do olhinho” ou Teste do Reflexo Vermelho (TRV).

Esse exame consiste no direcionamento de uma luz baixa nos olhos do bebê, por meio de um oftalmoscópio, para verificar o reflexo da luz e mesmo aparentando ser simples, é capaz de identificar a catarata congênita, cegueira ou baixa visão em diferentes níveis (deficiência visual) e o retinoblastoma.

Os olhos estão saudáveis e normais quando existe a presença do reflexo e a cor é avermelhada (em tons vermelhos, laranja ou amarelo) e contínua. A ausência ou presença de reflexo em outra cor, indicam anormalidade e deve ser devidamente investigada por um pediatra ou oftalmologista especializado nessa faixa etária.

O procedimento deve ser realizado novamente aos 4, 6 e 12 meses de vida e na consulta dos 2 anos, para reavaliar a saúde dos olhos na infância:

Outros exames além do reflexo vermelho

Complementam a lista dos exames visuais essenciais na infância:

Por que fazer consultas com oftalmologista na infância?

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Manter a rotina de consulta com oftalmologista na infância é uma atenção básica que não pode ser deixada de lado ou esquecida. Em muitos casos, as enfermidades visuais podem ser prevenidas e são tratáveis.

1. Diagnóstico precoce de doenças

O exame oftalmológico completo serve para diagnosticar precocemente erros refracionais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismos.

Além desses quadros também é possível identificar as doenças sistêmicas como a catarata, glaucoma, mal-formações e tumores intraoculares, em tempo de serem tratadas e não prejudicarem o desenvolvimento da criança. Quanto maior o atraso no diagnóstico, maiores os impactos e menores as chances de recuperação.

2. Facilita o aprendizado e a alfabetização

As deficiências ou dificuldades visuais interferem bastante na rotina das crianças que vão para a escola. O fato de não enxergar bem, de ter a visão embaçada ou embaralhada torna a fase do aprendizado mais difícil e menos prazerosa.

Professores, pais e responsáveis devem observar e se atentar para as queixas de:

Esses sinais denotam normalmente distúrbios na visão, a possível necessidade do uso de óculos e precisam ser acompanhados por um oftalmologista.

Conte com a assinatura do Cartão dr.consulta para cuidar da saúde na infância e em todas as fases da vida. Faça consultas, exames e outros procedimentos com descontos:

3. Melhora da qualidade de vida e auxilia no convívio social

A “visão do mundo” afeta diretamente a maneira com que as crianças (e pessoas em geral) vivem e relacionam. As anormalidades da função visual pode levar a dificuldade de relacionamento social, assim como a queda no rendimento nas atividades intelectuais e físicas.

A desmotivação e falta de interesse nas aulas, a desatenção e falta de concentração, a timidez excessiva e o distanciamento de outras pessoas (para evitar o bullying) são consequências comuns, em situações como essa. E tudo isso, é claro, prejudica o convívio social e os aspectos emocionais como a autoestima.

Aproximadamente 80% do aprendizado infantil se dá por meio da visão, é muito importante fazer a detecção precoce de qualquer doença ocular, pois diagnósticos tardios ou sem tratamento na hora certa podem provocar danos irreversíveis ao desenvolvimento e à vida das crianças.

Por esses e outros motivos é que a consulta com oftalmologista na infância, a realização dos exames preventivos e a saúde ocular das crianças deve ser avaliada regularmente, independentemente do grupo etário e da presença de sintomas.

Essa atenção beneficia o bem-estar, melhora o desempenho escolar e o desenvolvimento saudável.

Como afirma a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediatria (SBOP), cerca de 70% das causas de cegueira severa e do comprometimento visual infantil têm prevenção ou tratamento efetivo.

Fontes:

Sair da versão mobile