Até poucas décadas atrás, era inimaginável conversar com uma pessoa que está do outro lado do mundo e ter a imagem dela em tempo real. A evolução digital impactou todos os setores da sociedade e na saúde não foi diferente. Assim, chegamos à realidade das consultas online.
Agora, não importa onde esteja, é possível receber o atendimento médico necessário e cuidar ainda mais de você, além daqueles que ama.
Mas, será que esse tipo de atendimento funciona mesmo? A resposta é sim e os dados mostram isso.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, evidenciou que mais de 7,5 milhões de consultas por telemedicina (como são chamadas as consultas médicas à distância) foram realizadas no Brasil entre 2020 e 2021.
Apesar de ser relativamente recente, a população já se mostrou adepta a esse tipo de orientação. Sabendo disso, é interessante compreender quais são os benefícios desse formato de consulta médica, além de suas outras características.
O que é uma consulta online?
A consulta online é o atendimento com um profissional da saúde por meio de uma videochamada. Dessa forma, você e o especialista se escutam ao vivo, como em uma conversa normal, mas intermediada por uma tela — seja computador, celular ou tablet.
Para chegar a essa possibilidade, porém, muito foi discutido sobre o assunto. O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu diversas reuniões para definir as diretrizes que iriam guiar a telemedicina com base na ética e nos cuidados que os pacientes merecem.
Porém, a pandemia da Covid-19 interrompeu o planejamento. Foi em meio à crise que o CFM autorizou a realização de consultas online, para que os acompanhamentos médicos acontecessem sem a necessidade de saírem de casa.
Após o fim do momento mais delicado da pandemia, o CFM retomou a discussão e emitiu a Resolução nº 2.314/22, que reúne as normas definitivas a respeito dos atendimentos à distância que acontecem em todo o Brasil.
Mas quando devo agendar?
Buscar orientação online é relevante sempre que você notar alguma alteração na sua saúde, mas não somente nesses casos.
Muitas vezes, o bem-estar é deixado de lado enquanto outros quesitos, como o trabalho, por exemplo, recebem maior prioridade. Porém, uma das chaves para ter qualidade de vida é a prevenção de doenças ou o diagnóstico precoce por meio de check-ups periódicos.
Caso você esteja sem tempo para sair do trabalho, enfrentar trânsito, pegar transporte público ou ficar procurando um lugar para estacionar, a consulta online pode ser uma opção.
6 benefícios do teleatendimento médico
A praticidade é uma das vantagens da telemedicina, mas, os benefícios vão além disso:
1. Maior comodidade
Com a consulta online você não precisa se locomover para chegar ao consultório do seu médico. Basta um clique e já estará em contato com ele.
É válido lembrar que algumas pessoas podem se sentir nervosas em nesses ambientes, o que recebe o nome de “síndrome do jaleco branco”. Como alternativa, à distância, essa ansiedade pode ser menor e a conversa com o profissional de saúde acontecerá com mais tranquilidade.
Aos poucos e, quando se sentir mais segurança, você certamente perceberá que podem visitar o consultório médico também.
2. Menor preço
Por não ter que oferecer recursos e infraestrutura para receber os pacientes, é comum que as instituições de saúde ofereçam consultas por telemedicina com valores menores. Isso pode te auxiliar a cuidar de si, mas sem impactar as finanças.
Nós também temos essa preocupação e, por isso, disponibilizamos além das consultas online, o Cartão dr.consulta, que possibilita você e sua família a realizar consultas em mais de 60 especialidades médicas e exames com descontos.
3. Flexibilidade de horários
Nem sempre é possível ir ao médico no horário comercial (8h às 18h) e a telemedicina promove essa outra facilidade. Alguns profissionais possuem uma agenda estendida para essa modalidade.
4. Possibilidade de prescrição médica
A prescrição de medicamentos acontece igualmente, sendo enviada virtualmente aos pacientes. As farmácias também já possuem sistemas adequados para aceitar tais documentos.
Essa possibilidade ajuda na prevenção de casos de automedicação, uma vez que, antes da receita, é realizada uma avaliação pelo especialista que indica o tratamento mais assertivo para cada situação.
5. Praticidade para quem tem dificuldade de locomoção
Se você estiver com alguma dificuldade de locomoção, seja ela temporária ou permanente, a praticidade da consulta online também está entre os benefícios.
Por exemplo: você está com o pé quebrado, mas precisa de uma consulta com o psiquiatra, não precisa mais adiar os cuidados médicos, afinal pode fazer tudo de casa. E como funciona a consulta online no dr.consulta?
No dr.consulta você pode ser atendido com todas as facilidades da consulta online. Algumas das especialidades oferecidas:
Mas, você pode conferir todas aqui.
O que é necessário para o atendimento por telemedicina?
Verifique se é necessário fazer o agendamento da consulta e escolha o dia e melhor horário. No dia agendado, recomendamos que você fique em um local com bom acesso à internet e que seja calmo, sem muitos barulhos ou passagem de outras pessoas.
Tenha também em mãos todos os medicamentos que você utiliza para informar ao profissional sobre eles. Outra dica é listar os seus sintomas para não esquecer nenhuma informação.
Consulta online via app
No dr.consulta, oferecemos também a telemedicina por meio do nosso aplicativo. Então, além do site e do telefone, você pode agendar a sua consulta nessa plataforma, que está disponível para sistema Android e iOS.
No dia e horário do atendimento, basta abrir o app e você já estará em contato com o médico, inclusive com a possibilidade de agendamento de retorno da mesma forma, à distância.
Isso, claro, sem esquecer das condições especiais que o Cartão dr.consulta oferece! Por meio dele, você pode até mesmo receber as avaliações de clínicos gerais e pediatras com descontos especiais.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor e proveitoso. E se você deseja conhecer ainda mais detalhes sobre os nossos serviços de consultas online acesse nossa página institucional, confira as especialidades disponíveis para atendimento por videochamada e agende sua consulta.
Fontes:
- Mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por telemedicina entre 2020 e 2021 | Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Conselho Federal de Medicina (CFM);
- A história da telemedicina no Brasil: desafios e vantagens | SciElo;
- Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms).