Quais são os perigos da automedicação?
A automedicação consiste no ato de ingerir remédios sem orientação ou prescrição médica com o objetivo de aliviar sintomas rapidamente.
Apesar de ser uma prática comum, a automedicação pode provocar inúmeros perigos para a sua saúde e, por isso, merece sua atenção.
O uso indiscriminado e incorreto de medicamentos, de acordo com o Ministério da Saúde, pode esconder determinados sintomas e, em alguns casos, agravar o desenvolvimento de uma doença. Entre os riscos mais comuns da automedicação estão a intoxicação, as reações alérgicas, a dependência e até a morte.
Quando o remédio se trata de um antibiótico, os riscos são ainda maiores. O seu uso descontrolado tende a facilitar a resistência dos microrganismos (agentes externos), dificultando o tratamento de uma doença.
Então nunca devo me automedicar?
Segundo especialistas, a automedicação não é indicada. Independente do medicamento, é de extrema importância que você consulte um médico previamente e tire suas dúvidas sobre o seu uso correto.
É fundamental que um profissional qualificado te oriente quanto aos efeitos colaterais, doses diárias e duração do tratamento.
Existem exceções?
Analgésicos e antitérmicos podem ser automedicados apenas quando o paciente apresenta sintomas leves e passageiros, como os de um resfriado. Quando há a persistência dos sintomas e o agravamento dos mesmos, é fundamental uma avaliação médica adequada.
Posso misturar diferentes medicamentos?
Não é aconselhável o uso de diferentes medicamentos sem uma orientação médica. Essa prática pode aumentar os seus efeitos colaterais e trazer riscos à saúde do paciente.
Posso aumentar a dose do meu medicamento?
Nenhuma orientação médica deve ser alterada ou ajustada sem o consentimento do próprio profissional. Cada indivíduo reage de maneira diferente assim que entra em contato com um algum tipo de medicamento.
Por isso, se houver necessidade, procure seu médico e entenda a possibilidade de uma possível mudança nas doses.
Tem alguma dúvida sobre o uso de algum medicamento? Agende sua consulta por vídeo com a gente! Com o dr.consulta online, você realiza seu atendimento médico sem sair de casa e com a qualidade que você merece.
Vocês pais preocupado com o que seus filhos acessam no celular ou o que fazem no celular não se preocupem,
Pois com o site Bruno espião vocês conseguem ver tudo que eles fazem ou o que eles acessam no celular…
Acesse: https://brunoespiao.com.br/espiao-de-celular-gratis
Venham e façam um teste grátis do software Bruno Espião vocês vão adorar…
Um dos perigos das redes sociais é o cyberbullying, que pode partir de qualquer outra pessoa, basta postar uma foto e as pessoas podem começar a comentar coisas horríveis ou mandar mensagens completamente desapropriadas, é pensando assim que eu monitoro minha filha de 15 anos com o apk https://www.celular007.com.br/… , é incrível o funcionamento e eu consigo ver tudo o que ela faz no aparelho. Nem adianta tentar esconder de mim, esse apk me mostra tudo o que ela faz.
[…] realizar uma avaliação com o cardiologista para o uso correto e seguro de qualquer remédio. A automedicação não é recomendada e pode trazer mais prejuízos à […]