As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença — é o caso da infecção pelo novo Coronavírus (chamado de Sars-Cov-2). Esse tipo de situação pode abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade. A preocupação com o futuro, o desemprego, o estresse com as notícias e o isolamento social podem contribuir ou agravar problemas mentais e psicológicos.
Colocamos abaixo algumas dicas importantes para ajudar a passar por esse período:
- Tenha empatia com o outro
O novo Coronavírus deve afetar pessoas em muitos países e regiões. Demonstre empatia com todos, independente de sua origem.
- Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde
Reconheça o papel desses profissionais que estão cuidando dos afetados pelo novo coronavírus em sua região.
- Cuide, primeiro, de você
Cuide da sua alimentação para manter uma dieta saudável, faça exercícios físicos – mesmo dentro de casa – e mantenha contato com a família e com os amigos por vídeo ou telefone. Evite formas errôneas de lidar com o estresse como o uso de tabaco, álcool ou outras drogas.
- Mantenha a rotina familiar sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa
Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e se socializando com os outros, mesmo que somente na família por causa do distanciamento social no momento.
- Fale com seus filhos sobre a COVID-19 de forma honesta e apropriada à idade deles
Se eles tiverem preocupações, o fato de falar sobre elas pode ajudar a baixar a ansiedade das crianças.
- Ofereça apoio emocional aos idosos
Idosos, especialmente em isolamento social e aqueles com problemas cognitivos como demência podem se tornar ansiosos, estressados, com raiva, agitados e distanciados durante a quarentena. Ofereça apoio.
- Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse
Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio desnecessário” de informações. Informe-se com os fatos em fontes seguras e oficiais e não os boatos ou as informações erradas. Evite compartilhar tudo o que receber.
- Busque por notícias boas e positivas
Nessas horas é muito importante nos apegarmos a notícias positivas para não enxergamos apenas o lado ruim dessa pandemia e não desanimarmos. Vocês viram que a poluição nas grandes cidades diminuiu? E os canais de Veneza como estão mais limpos? E a senhora de 92 anos que se recuperou do Coronavírus?
Caso precise de alguma ajuda profissional, o dr.consulta online tem ótimos psicólogos que podem te ajudar nesse momento difícil. Busque ajuda, converse sobre suas angústias e preocupações, isso é importante e faz bem. Você pode passar por consulta sem precisar sair de casa através de vídeo via WhatsApp. Agende a sua e não deixe de cuidar da sua saúde.