Usadas para substituir os dentes, elas também precisam de cuidados específicos de manutenção
Próteses dentárias ou as popularmente conhecidas dentaduras são usadas para substituir dentes perdidos e podem ser colocadas e retiradas da boca sempre que houver necessidade.
De aparência mais natural e mais confortáveis do que eram antigamente, as próteses dentárias são feitas individualmente por um dentista e por um protético a partir de moldagens tiradas da boca do paciente.
Veja mais: As causas da sensibilidade nos dentes
Veja mais: Dicas para fazer a higiene bucal corretamente
Conheça os principais tipos
Para que se acomodem bem à cavidade bucal, permitindo que a pessoa mantenha os hábitos de vida, as próteses dentárias se adequam a diferentes finalidades e situações. Saiba mais sobre os principais tipos:
Prótese dentária total convencional
É instalada na boca após todos os dentes terem sido extraídos e o tecido estar cicatrizado. A cicatrização pode levar meses e, durante esse tempo, a pessoa fica sem os dentes (o que pode não ser tão interessante).
Prótese dentária imediata
É colocada imediatamente após a extração dos dentes, evitando que a pessoa fique sem os dentes. No entanto, precisa ser ajustada ao longo de muitos meses até que fique perfeita na boca.
Isso porque o osso que apoia os dentes modifica sua forma durante a cicatrização do tecido, fazendo com que a prótese fique solta.
Prótese dentária parcial
É aquela que se apoia em uma estrutura de metal presa aos dentes naturais. Muitas vezes, as coroas são colocadas em um dente natural e serve de apoio para a prótese.
Veja mais: Halitose atinge cerca de 30% da população
Veja mais: Má higiene bucal é prejudicial para toda a saúde
Cuidados essenciais com próteses dentárias
Para que se mantenham conservadas e bem adaptadas à cavidade bucal, as próteses dentárias pedem alguns cuidados no dia a dia. A Associação Dental Americana indica os mais importantes:
Limpeza caprichada
Escove a prótese todos os dias para remover restos de alimento e evitar a formação de placa. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes.
Para uma higiene adequada, segure a prótese nas mãos, com cuidado para não derrubar a peça, e use uma escova dental especialmente projetada para esse tipo de limpeza.
Comece enxaguando a prótese de forma abundante para a remoção das partículas soltas de alimentos. Molhe a escova e aplique o limpador. Escove todas as superfícies da prótese delicadamente para evitar danos ao plástico ou aos acessórios.
Manutenção eficiente
As próteses dentárias podem perder o formato adequado se não forem mantidas em local molhado. Por isso, enquanto a pessoa estiver dormindo, elas devem ser colocadas em solução de imersão ou água.
Importante dizer que alguns tipos de solução podem fazer com que peças metálicas percam o brilho nesse processo. Então, é importante usar um produto que tenha sido indicado pelo dentista.
Evite o “faça você mesmo”
Tentando ajustar ou reparar próteses dentárias em casa, é muito fácil causar danos irreversíveis à sua estrutura. Colas vendidas sem prescrição geralmente contêm substâncias químicas prejudiciais não só à peça em si, mas também à saúde de quem a utiliza.
Se a prótese deixar de se adaptar bem; se quebrar, lascar ou trincar; ou se um dos dentes se afrouxar, é indispensável a consulta ao dentista. Só ele pode fazer os ajustes ou reparos necessários.
Lembrando: uma prótese que não se ajusta precisamente à boca pode causar irritação e até úlceras, comprometendo toda a saúde bucal.
FONTES:
Associação Dental Americana
https://www.ada.org/en/member-center/oral-health-topics/aging-and-dental-health
Colgate