Muito se fala sobre os cuidados com a higiene das mãos e do corpo na proteção contra a Covid-19. Mas você sabia que cuidar da saúde bucal também é um método eficaz na prevenção contra o novo coronavírus?
Convidamos a Dra. Luana Cruz de Araujo (CRO SP 135261), dentista do dr.consulta, para uma conversa esclarecedora sobre o assunto. Veja abaixo:
1. Cuidar da saúde bucal também ajuda a prevenir a Covid-19? Por quê?
Dra. Luana: “A boca é uma das principais portas de entrada do vírus, por isso, uma higiene adequada, atrelada aos demais cuidados já conhecidos, como uso de máscara, por exemplo, são imprescindíveis para prevenção da COVID-19.
É importante ressaltar que, conforme comprovado por diversos estudos, a higiene bucal também possui relação direta com a prevenção de outras doenças, tais como: doenças cardíacas, doenças crônicas não transmissíveis como, por exemplo, diabetes e hipertensão, além de doenças pulmonares, reforçando a necessidade de uma boa higienização bucal para pacientes já contaminados com a COVID-19, buscando evitar a complicação da infecção nos pulmões.”
2. Qual é a maneira correta de cuidar da saúde bucal diariamente?
Dra. Luana: “O cuidado com a saúde bucal começa muito antes da escovação, pois a escolha da escova, devendo ser ela macia e de tamanho adequado – juntamente a um creme dental fluoretado, fio dental e raspador de língua são de suma importância para uma boa higienização.
A escovação deve ser feita em todos os dentes, com uma atenção especial aos molares, que se encontram próximos a faringe (fundo da boca), não esquecendo também da escovação da língua. Esses cuidados podem evitar pneumonia e aspiração.
Para pacientes que se recuperam de uma infecção, seja por Covid-19 ou não, é necessário a troca da escova de dente para evitar o risco de uma nova contaminação.
Importante lembrar que, as mãos devem ser higienizadas antes de levá-las à cavidade bucal, seja para o uso do fio dental, higienizador de língua ou escova de dente.”
3. É seguro ir ao dentista durante a pandemia? De quanto em quanto tempo devo visitá-lo?
Dra. Luana: “A maior preocupação da equipe que administra as unidades do dr.consulta é com a saúde, seja ela dos pacientes que adentram nossas clínicas ou seja ela dos profissionais que trabalham diariamente.
Embasados por esse pensamento, todos os cuidados protocolados pela OMS são extremamente respeitados, tornando nosso atendimento seguro tanto para o paciente, quanto para o profissional que lhe prestará atendimento.
Com relação ao tempo para retorno, em casos de pacientes normais, é indicado a periodicidade de 6 meses.”
Continue nos acompanhando aqui no blog!
Leia mais: O que é e como evitar a cárie?