O que é e como evitar a cárie?
A cárie é um dano causado no dente graças a ação de bactérias presentes na boca. Apesar de serem naturais, essas bactérias se proliferam e agem de forma negativa quando a higiene bucal não é feita corretamente.
Por ser mais comum na infância, muitos adultos e idosos costumam se descuidar e esquecem que também estão propensos à ação das cáries. Além da falta de cuidado com a higiene bucal, a doença também pode surgir com mais facilidade em pacientes com diabetes e xerostomia, condição em que a pessoa não produz saliva suficiente.
Segundo especialistas, existem três tipos de cáries e, quando não tratadas adequadamente, todas podem ser perigosas para a saúde.
3 tipos de cáries:
- cárie coronária: é a mais comum dentre todas e pode se localizar nas superfícies dos dentes ou entre eles.
- cárie radicular: é mais comum na terceira idade, e caracteriza-se pela retração da gengiva, deixando partes da raiz do dente expostas.
- cárie recorrente: é causada pelo acúmulo de placa bacteriana em volta de restaurações e coroas existentes na boca.
Como saber se tenho cárie?
A cárie só pode ser diagnosticada por um dentista, entretanto, existem pequenos sinais que dão o indício de que algo não vai bem na sua boca. Veja os sintomas:
- película esbranquiçada e opaca na superfície do dente, que ao longo do tempo, passa a se manifestar como manchas escuras; e
- dor e sensibilidade constante (nestes casos, a cárie já se apresenta mais avançada e necessita de tratamento urgente).
Quando não tratada corretamente, a cárie pode atingir camadas mais profundas do dente, provocando inflamação na gengiva, abscessos e até mesmo perda do dente e comprometimento dos ossos da região.
Como é o tratamento da cárie?
O tratamento da doença varia conforme o seu estágio. Quando a cárie é identificada, mas ainda está inativa, é necessário apenas a aplicação de uma resina branca ou transparente para cessar o seu efeito contra o dente.
Entretanto, quando atinge camadas mais profundas do dente, como a polpa, o procedimento deve envolver anestesia local para a retirada do tecido comprometido e, em seguida, uma obturação, onde o espaço atingido pela cárie, é preenchido por uma substância que irá devolver a forma original do dente.
Já em casos extremos, um canal pode ser realizado para evitar a necessidade de extração do dente.
Visite sempre um dentista
A ida ao dentista deve ser uma rotina. Desde o nascimento dos primeiros dentes, até a fase adulta, os cuidados com a saúde da boca precisam e devem ser priorizados.
Muito se fala sobre as questões estéticas e de todos os benefícios de um sorriso bonito para a autoestima, no entanto, é preciso lembrar que existem muitas doenças bucais. Portanto, não é possível agir preventivamente para evitá-las.
E agora você pode contar com o Cartão dr.consulta e com a modalidade que inclui os serviços de odontologia.
[…] pessoas com má higiene bucal e que possuem muitas cáries; […]
[…] de doação de órgãos para identificar e tratar quaisquer doenças e condições bucais, como cáries, gengivites e doença periodontal – eliminando, assim, focos de infecção que, se não fossem […]
[…] cárie é o resultado da ação de bactérias presentes na superfície dos dentes. Por ter contato direto […]
[…] oral se torne um ambiente propício para a proliferação de bactérias causadoras de infecções e cáries. Além dessas, outras manifestações recorrentes […]
[…] período pode ser aproveitado ainda para corrigir outros aspectos da saúde bucal, como cáries e alterações na gengiva. Superadas essas etapas, o aparelho pode ser colocado, o que exige, […]