Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Guia geral da saúde / Depressão, ansiedade e síndrome do pânico: quais as diferenças?
Guia geral da saúdeSaúde de A-Z

Depressão, ansiedade e síndrome do pânico: quais as diferenças?

Problemas de saúde mental afetam pessoas no mundo inteiro. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o Brasil apresenta as...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
09, out de 2019
5 minutos para ler
Depressão, ansiedade e síndrome do pânico: quais as diferenças?

Problemas de saúde mental afetam pessoas no mundo inteiro. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano. Com sintomas igualmente incapacitantes, a síndrome do pânico não fica atrás. De acordo com o Ministério da Saúde, de 4 e 6 milhões de brasileiros sofram com a condição. Conhecer as diferenças entre essas doenças pode ser importante no seu combate.

 

Veja mais: O que é síndrome do pânico e como tratar corretamente?

dr.consulta botão assinar cartão

Veja mais: Afinal, qual é a diferença entre tristeza e depressão?

 

Depressão pode levar ao suicídio

De acordo com o Ministério da Saúde, existem três causas principais para a depressão. São eles: carga genética (histórico familiar da doença), deficiências na bioquímica cerebral e eventos estressantes.

Entre os principais sintomas estão o humor depressivo (sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa), falta de energia ou cansaço excessivo, insônia ou sonolência, apetite diminuído ou muito acentuado (com alto consumo de carboidratos e doces), redução do interesse sexual e sintomas mais genéricos como queixas digestivas, dor no peito, taquicardia e sudorese.

Os especialistas estimam que de 90 a 95% das pessoas apresentam remissão total com o tratamento contra a depressão. Em geral, ele é medicamentoso e psicoterápico, mas só um psiquiatra poderá dizer o que é indicado para cada caso. Lembrando que a depressão é uma doença mental bastante comum e é a mais associada ao suicídio. Tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada, então, precisa de atenção!

 

Veja mais: Conheça os 5 principais sintomas de depressão

Veja mais: Prevenção de suicídio é possível

 

Ansiedade não é só uma sensação

Os especialistas dizem que a ansiedade pode ser vista como um fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica. Tudo depende das circunstâncias ou da intensidade com que ela se manifesta.

Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. Eles têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. De acordo com o Ministério da Saúde, eles aparecem como preocupações, tensões ou medos exagerados. A pessoa não consegue relaxar e tem a sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer.

Como prejudica bastante a qualidade de vida e pode até favorecer o desenvolvimento de depressão, a ansiedade precisa ser devidamente tratada. Existem três formas de se fazer isso: com medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica); psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra; ou a combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia). O diagnóstico precoce faz toda a diferença. Então, se você se identifica com os sintomas de ansiedade, procure ajuda!

 

Veja mais: Tipos mais comuns de transtornos de ansiedade

Veja mais: A ansiedade em adolescentes

 

Síndrome do pânico e o medo de morrer

A síndrome do pânico é caracterizada pela presença recorrente de crises de ansiedade. A característica principal são as crises esporádicas que duram alguns minutos e têm forte intensidade.

Dores no peito, taquicardia, dificuldade para respirar e muito medo de morrer são sintomas que podem parecer um infarto, mas são algumas das características do problema. Existem, ainda, os sintomas psíquicos, como sensação de morte iminente, medo e angústia muito intensos.

Quando as crises de síndrome do pânico acontecem com frequência, é importante procurar atenção médica para começar o tratamento. Além de piora dos sintomas (que são incapacitantes), a condição pode levar a outros problemas de saúde mental, inclusive a depressão.

#Ansiedade#depressão#Psicologia#Psiquiatria#Saúde mental#Síndrome do pânico
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Fabiana 22/05/2020 às 01:20

    Ola há alguns dias comecei a ter muitos pesadelos e assim que acordo não consigo mais dormir ja fiquei um dia inteiro sem dormir, ha alguns dias atrás tive tontura, fiquei um pouco desnorteada, a visao um pouco turva e uma crise de choro incontrolável , minha cabeça começou a doer e senti um aperto muito grande no peito como se alguma coisa ruim estivesse pra acontecer.
    Deitei um pouco e melhorei, depois de 5 dias de novo so nao tive a crise de choro mas os outros sintomas continuaram. Será que pode ser algum tipo de depressão ou crise de ansidade?

    Responder
    • dr.consulta 22/05/2020 às 08:13

      Bom dia! Fabiana, como vai? Não podemos afirmar que seja ou não sem avaliar. Orientamos passar com um especialista, para que assim seja avaliado e passada melhores orientações perante o quadro apresentado.

      Responder
  2. Cláudia Regina da 2 24/05/2020 às 00:30

    Bom dia
    Eu estou, me sentindo triste sabe, pensam que estou com coisa da.minha coisa, sinto dores fortes no peito, dor costas, no garganta, falta de ar, uma triste e sabe fico pensando coisa negativa, tendo distrair mas volta sempre, fala que estou com frescura, estava com depressão o ano passado mas infelizmente não fui atrás de ajuda médica, e agora com está pandemia coloco só vem.coisa na mente, quero eu msm nem me ajudar a controlar, com aula de yoga, zumba me ajuda por favor o que fazer.

    Responder
  3. Anderson 24/05/2020 às 08:05

    Bom dia.
    Estou faz um tempo com incômodo uma pressão no pescoço e garganta muito forte angustia mais nao tenho ideia do que pode ta fazendo isso não consigo dormir e sinto falta de ar ja fiz tosos exames cardiaco. Sangue. Raio x e não da nada mais esse sentimento nao passa estou tomando remedio para anciedade mais nao passa pasalix

    Responder
  4. Mônica Ribeiro 24/05/2020 às 13:38

    Boa tarde preciso muito da ajuda de vcs estou me sentindo muito mal ultimamente do nada começo a passar muito mal tenho dor de cabeça mal estar começo a tremer sinto moleza dor de barriga coração parece que vai parar as vezes acelera dói minha boca parece que fica dormente tenho calor frio também morro de medo de morrer tenho ânsia também perco até a fome não aguento mais ficar assim é horrível o que pode ser não aguento mais ficar assim tenho vontade de sair correndo andando por aí sem rumo quando começo a sentir tudo isso por favor me ajude o que eu faço desde já agradeço

    Responder
  5. Yassamia 25/05/2020 às 01:12

    Boa madrugada depois que minha comadre morreu , estou com medo de dormir sinto falta de ar , tremedeira , não consigo dormir e um medo muito grande de morrer uma sensação horrível , eu preciso muito de ajuda moro sozinha com meus filhos

    Responder
  6. Welington 25/05/2020 às 05:54

    Bom dia minha namorada está com os dois. Sintomas depressão e ansiedade o que devo fazer? aonde devo levar ela?

    Responder
    • dr.consulta 25/05/2020 às 08:02

      Bom dia! Welington, como vai? Orientamos procurar ajuda de um profissional, para que assim ele possa avaliar e orientar da melhor maneira.

      Responder
  7. Jacqueline 27/05/2020 às 15:23

    Boa tarde de chamo Jaqueline eu tenho tido umas sensações estranha quando tem algum problema que eu não consigo linda me vem um sintomas estranho fico com o coração acelerado me dá um medo que eu não consigo explica mexe até com a minha saúde como tontura anciã de vômito entre outras coisas , isso caracteriza uma crise de ansiedade?

    Responder
    • dr.consulta 28/05/2020 às 08:06

      Olá, Jacqueline!Bom dia, tudo bem? Sem avaliarmos não podemos afirmar que seja. Orienta,os procurar um médico para que possa ser avaliada e passado melhores orientações, perante o quadro apresentado.

      Responder
  8. Mário Sérgio 28/05/2020 às 08:33

    Ansiedade
    Causa dor no braço,dor no peito e falta de ar também
    Por que o começo de infarto tem o sintoma parecido correto?

    Responder
  9. Ana Luzia 31/05/2020 às 14:48

    Olá boa tarde, eu estou sentindo um bolo na garganta e muita queimação no peito e no estômago e não consigo me alimentar por quando me alimento aí vou vomitar e minha barriga está enchada direto. E tem hora que me dá uma sensação de que estou com falta de ar

    Responder
  10. Sky 31/05/2020 às 16:25

    Oi eu sempre fico com medo de falar com algumas pessoas e penso umas 30 vezes antes de falar e sempre acabo desistindo de falar e muitas vezes começo a chorar do nada, sempre penso que não sou boa em nada e que a culpa é minha e algumas vezes tenho problemas para dormir.

    Responder
  11. Edvânia 31/05/2020 às 22:27

    Boa noite , em 2018 fui diagnosticada com.crise de panico , tomava sertralina , mas em dezembro de 2019 eu parei de tomar por conta propria . Mas de ffevereiro pra ca nao me sinto bem , sinto dores no peito , aperto no peito ,dores no braço , pescoço, Costa, penas , sem contar que sinto falta de ar e não me sinto capaz de enfrentar problemas porque sinto logo enjoo , fraqueza ao falar , aperto no peito . Me dá uma tosse , tremor, enjoo , todos os dias acordo com isso , essa sensação de morte , cada dia pra mim é uma Vitória, será que isso é crise de pânico ou tem a ver com o coração?

    Responder
    • dr.consulta 01/06/2020 às 07:14

      Bom dia! Como vai? Edvânia, para um diagnóstico mais completo, orientamos procurar um atendimento médico, pois é necessário uma avaliação para assim podermos dizer oque pode ser esses sintomas apresentados.

      Responder
  12. Andre Rogério de souza 02/06/2020 às 21:17

    Boa noite dr. Quando fico nervoso ansioso começa ficar sufocado com falta de ar não paro quero beber água toda hora

    Responder
  13. Larissa Francine 05/06/2020 às 08:47

    Ola,
    Me chamo Larissa, quando fico nervosa ou ansiosa tenho falta de apetite, geralmente coisas bobas me deixam ansiosa e meu coração acelera. Quando algo está errado, enquanto não resolvo aquilo não consigo pensar em outras coisas e isso prende a minha atenção de outras coisas.
    Estou trabalhando e fazendo faculdade, mas se tenho algum problema no serviço me desestabiliza na faculdade…
    é possível que seja causas de ansiedade ?

    Obrigada

    Responder
  14. Sirlei 05/06/2020 às 21:34

    Boa noite
    Ja tive depressao e sindrome do panico a 12 anos atras,mais agora com a pandemia fico o tempo todo com medo
    E sensaçao de umas casquinha de pipoca na garganta encomodando quando engulo saliva ,isso é um sintoma do panico?

    Responder
  15. Eric 06/06/2020 às 02:47

    Eu tenho algo parecido com uma síndrome do Pânico, ocorre assim, quando eu penso na morte superficialmente, soa como qualquer pessoa reagiria, mas quando me aprofundo neste pensamento, tento imaginar o que há além, e coisas do tipo, sinto uma sensação de medo extremo, e perco o controle e sanidade por algum tempo, quando isso ocorre as reações são bater em algo enquanto estou extremamente agitado, eu grito desesperadamente como se e fosse morrer ou sei lá.. me ajude a explicar isso? Até eu poder me consultar com um médico frente a frente, mas preciso de uma opinião..

    Responder
  16. Vanessa 06/06/2020 às 16:27

    Boa tarde .. eu já passo com vocês e ultimamente estou passando com psiquiatra … as vezes eu sinto uma sensação tão ruim que não consigo explicar … ontem parecia que eu estava tendo uma crise … fiquei com falta de ar, não conseguia parar de chorar e não respondia meu corpo por uns 5 min … não sei o que foi e queria saber se vocês sabem me dizer.

    Responder
    • dr.consulta 08/06/2020 às 07:15

      Olá, Vanessa! Orientamos você passar com seu médico, onde ele poderá esclarecer melhor para você, sobre os sintomas apresentados.

      Responder
  17. Simone Pereira da silva 07/06/2020 às 09:30

    Tenho todos esses sintomas dores no peito insônia parece que vou morrer ..medo repentino.. me da um nó na garganta começo a chorar vem um desespero.muito grande .. faz tempo que nao sentia isso agora com essa pandemia voltou muito forte será muita pressão com filhos medo disso tudo que fez que voltasse tudo isso na minha vida

    Responder
  18. Júlio César 08/06/2020 às 02:15

    Olá Dr.
    Meu pai faleceu a 20 anos no dia do meu aniversário…Após o falecimento de minha mãe em maio/2019, eu tive algumas crises de falta de ar… fui para no hospital, mas no hospital me disseram que era crise de ansiedade, por que eu estava com 98% de oxigênio no corpo… tomei medição e fui para casa…isso aconteceu umas 3 vezes.
    Depois não senti mais nada parecido, apenas umas fadiga ( Não consigo encher o pulmão 100% ) .
    E a alguns dias… comecei a sentir novamente essa sensação de falta de ar.

    Qual seria o melhor tratamento?

    Responder
    • dr.consulta 08/06/2020 às 07:09

      Bom dia! júlio, como vai? Sem avaliarmos o paciente não podemos passar tratamento. Indicamos que você procure um médico, assim será avaliado e dado melhores orientações para você.

      Responder
  19. Tatiana 08/06/2020 às 10:57

    Olá, desde de 2015 sinto taquicardia, e a frequência dessas crises aumentaram de umas semanas para cá, comecei a ter insônia agora na pandemia, ja realizei todos os exames cardiológicos possíveis por diversas vezes, além do cardiologista, passei com o arritimologista e os exames não deram nenhum diagnóstico de arritmia, porém isso passou a acontecer após eu ter sofrido muito assédio moral em uma empresa. Pode ser uma ansiedade?

    Responder
  20. Tatiana 08/06/2020 às 10:58

    , desde de 2015 sinto taquicardia, e a frequência dessas crises aumentaram de umas semanas para cá, comecei a ter insônia agora na pandemia, ja realizei todos os exames cardiológicos possíveis por diversas vezes, além do cardiologista, passei com o arritimologista e os exames não deram nenhum diagnóstico de arritmia, porém isso passou a acontecer após eu ter sofrido muito assédio moral em uma empresa. Pode ser uma ansiedade?

    Responder
  21. Guilherme santos 09/06/2020 às 03:27

    Quando eu vou fazer algo que não sei ou não tenho certeza se está certo ou não, eu travo com medo errar e quando vou em um lugar que não conheço ninguem acontece a mesma coisa, minha mente funciona a todo vapor mas meu corpo trava de medo ou preocupação. Quando tenho algum compromisso ou algo importante pra fazer no outro dia eu não consigo dormir até eu desmaiar de sono pq minha mente não para de se preocupar com aquilo. Esses são sintomas de ansiedade? Ou é algo que preciso ir no psicologo mas não chega a ser ansiedade?

    Responder
  22. Elizangela 09/06/2020 às 06:45

    Olá eu tinha ansiedade mas agora comecei a sentir falta de ar e todo dia sinto falta de ar é normal e enjoos direto tbm ?

    Responder
  23. Robson Garcia 15/06/2020 às 12:47

    Hoje descobri que tenho a síndrome do pânico.. sinto tudo relacionado a isso, fui ao médico achando que era algo físico, fiz cerca de 8 exames, cabeça, peito, pulmões, exame da orelha q nem sabia q existia, entre outros.. voltei na médica, disse novamente o q eu sentia, ela analisou os resultados, disse q eu não tinha nada e me mandou pra casa… mas as dores e sensações de morte, pensamentos negativos continuaram… daí encontrei um remédio por mim mesmo, comecei a beber todos dias pra não sentir as dores, mas sinto mesmo assim… parabéns pra essa médica pela ajuda q me deu.. e olha que é um hospital particular.. Agora me sinto PRESO a tudo isso.. incapaz de lutar.. mas serei mais forte e vou procurar um especialista.

    Responder
  24. Setembro Amarelo: um guia completo sobre saúde mental e bem-estar | Blog dr.consulta 03/09/2024 às 09:13

    […] Depressão, ansiedade e síndrome do pânico: quais as diferenças? […]

    Responder
  25. Entendendo a Síndrome do Pânico: Sintomas, Causas e Como Superar - Social 3D 13/10/2024 às 10:24

    […] Quando as crises de síndrome do pânico acontecem com frequência, é importante procurar atenção médica para começar o tratamento. […]

    Responder
  26. Saiba como diferenciar a preocupação do estado ansioso | Blog dr.consulta 06/01/2025 às 14:38

    […] medo extremo de algum objeto ou situação em particular; […]

    Responder
  27. Foxibet 29/06/2025 às 19:55

    I do not even know how I finished up here, but I assumed
    this publish used to be good. I don’t know who you might be but certainly you are going to a well-known blogger for those who aren’t already.
    Cheers!

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
5 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510