Dezembro Laranja: saiba os cuidados contra o câncer de pele
Quando o assunto é cuidado com a pele, qualquer pessoa independentemente da idade deveria se preocupar. Em épocas que antecipam o verão, por exemplo, essa atenção precisa ser redobrada, no entanto, é preciso lembrar que o câncer de pele não escolhe estação do ano.
Saiba mais sobre o Dezembro Laranja, mês que marca o combate ao câncer de pele e como agir preventivamente para não ter uma pele envelhecida e ainda mais saudável.
O câncer de pele
Você sabia que cerca de 31% de todos os casos de tumores malignos no país são de câncer de pele? Atualmente, a doença é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Mesmo diante dessas estatísticas, suas causas são, muitas vezes desprezadas.
Apesar de poder afetar qualquer pessoa, certos grupos apresentam maior probabilidade de desenvolver a doença, caso não tomem as devidas precauções.
Fazem parte do grupo de risco os albinos, as pessoas de pele clara (com ou sem pintas e manchas), os idosos, os trabalhadores ou turistas que se expõem ao sol com muita frequência e as pessoas que apresentam histórico da doença na família.
O bronzeamento artificial também passou a ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, pois emite altos níveis de UVA (radiação ultravioleta), um dos responsáveis pelo surgimento de células cancerígenas quando absorvido em grande quantidade pela pele.
Quais os tipos de câncer de pele?
Existem dois tipos principais de câncer de pele: o melanoma e o não melanoma. O câncer de pele não melanoma é o mais comum entre os brasileiros, porém, o menos agressivo.
Já o câncer de pele melanoma, apesar de ser o menos recorrente, apresenta alta taxa de mortalidade, sendo considerado mais agressivo e de mais rápida progressão.
A confirmação do diagnóstico, tipo de câncer e tratamento recomendado é feito por um dermatologista. Geralmente, além da análise superficial, podem ser solicitados outros exames complementares como as biópsias.
Como prevenir o câncer de pele?
Apesar de muito se falar sobre a exposição ao sol em momento de lazer como a ida a uma praia ou a piscina, no verão, todos os dias somos submetidos a esse contato direto. Por isso, a recomendação do uso de protetor solar diariamente.
Cuidados necessários ao se expor ao sol
- beba água;
- evite o sol das 10h da manhã, até às 16h;
- use filtro solar no rosto e no corpo de acordo com o fator indicado para o seu tipo de pele. Não esqueça as áreas mais escondidas como atrás da orelha, por exemplo;
- reaplique o filtro solar de hora em hora;
- dê preferência para óculos de sol com proteção UVA e UVA;
- use chapéus, bonés e roupas protetoras, quando possível;
- ao se deslocar, prefira ir pela sombra.
Além do Dezembro Laranja e da vaidade
Ter uma pele bonita, vistosa e sem manchas é o desejo da maioria das pessoas, principalmente depois de certa idade. No entanto, os dermatologistas alertam para o fato de que a pele envelhece naturalmente e não há nada de errado nisso.
A busca exagerada por uma pele mais jovem, por processos de rejuvenescimento ou por um marquinha artificial de verão, não devem se sobrepor à própria saúde da pele.
Neste sentido, acompanhar suas alterações, nódulos ou manchas é essencial para prevenir doenças mais sérias como o câncer de pele.
Assine o Cartão dr.consulta e adicione até mais quatro pessoas como dependentes. Faça consultas e exames preventivos, em diferentes especialidades pagando com descontos. Tenha acesso ainda a outros benefícios, todos focados em saúde. Saiba mais:
Fontes: