A Doença de Alzheimer ou Mal de Alzheimer, como é popularmente conhecida, é a enfermidade degenerativa progressiva mais recorrente entre os idosos e que atinge principalmente as áreas cognitivas do cérebro.
Além de atingir a memória do paciente, o Mal de Alzheimer também afeta a fala, o raciocínio lógico, o entendimento de espaço-tempo, a concentração, o paladar e o reconhecimento de estímulos sensoriais.
Segundo o Ministério da Saúde, ainda não existem estudos conclusivos que provam as verdadeiras causas do Alzheimer. Entretanto, existem indícios que certas proteínas provocam uma perda progressiva de neurônios que, consequentemente, ocasiona o surgimento da doença.
Quais são os sintomas da Doença de Alzheimer?
O primeiro sinal aparente do Mal de Alzheimer é a perda de memória recente, seguida da perda de memória remota, ou seja, de fatos mais antigos. Veja abaixo os demais sintomas da doença:
- perguntas e falas repetitivas;
- dificuldade de raciocínio e de linguagem;
- incapacidade de elaborar algo;
- dificuldade para acompanhar conversas;
- irritabilidade e agressividade;
- isolamento;
- insônia;
- incontinência urinária e fecal;
- perda de estímulos sensoriais.
Quais são os estágios da Doença de Alzheimer?
Para uma melhor identificação do avanço da doença no paciente, podemos dividi-la em 4 estágios progressivos diferentes:
- forma inicial: quando ocorre as primeiras perdas de memória e de personalidade.
- forma moderada: quando ocorre as primeiras dificuldades de linguagem, de fala e de movimento.
- forma grave: quando ocorre resistência na realização de tarefas diárias, acompanhada de incontinência urinária e fecal, dificuldade para comer e deficiência motora.
- terminal: quando ocorre infecções recorrentes, ausência total de fala e de locomoção.
Como é feito o diagnóstico da Doença de Alzheimer?
Em uma consulta com um médico geriatra ou neurologista, é realizada uma avaliação profunda do histórico familiar do paciente, incluindo a progressão dos sintomas e intensidade.
O médico irá avaliar a capacidade motora e cognitiva do paciente para entender em qual estágio da doença ele se encontra.
Existe tratamento para a Doença de Alzheimer?
O tratamento mais comum é o uso de medicamentos orais e o acompanhamento médico e familiar do paciente. Vale lembrar que quanto mais cedo o paciente for diagnosticado com a doença, mais fácil é o controle dos sintomas e mais demorado é o seu avanço.
Como prevenir a Doença de Alzheimer?
Existe uma série de métodos que ajudam a prevenir o desenvolvimento do Alzheimer. Veja abaixo quais são:
Estimular o seu cérebro é uma das maneiras mais eficazes para retardar o Mal de Alzheimer, por isso, nunca pare de aprender e cuide-se!
Para mais informações, agende uma consulta com um dos nossos especialistas.