As queixas digestivas sobre intolerância alimentar são muito comuns nos consultórios e podem estar associadas à síndrome do intestino irritável.
Muitas pessoas deixam de comer o glúten pois suspeitam que tem alergia a esse alimento, sem antes ter um diagnóstico do médico.
O glúten é uma proteína encontrada em certos grãos, como trigo, centeio, cevada e aveia. É a substância que dá elasticidade às massas, porém é de difícil digestão.
As doenças relacionadas ao glúten podem ser genéticas ou não e apresentam diversos sintomas. Entenda mais:
Doença celíaca(DC):
É uma doença que causa alterações na mucosa intestinal, em indivíduos geneticamente predispostos.
Ela pode não apresentar sintomas ou então apresentar manifestações gastrointestinais ou extra intestinais (déficit de crescimento, alterações do esmalte dentário, infertilidade, menopausa precoce; osteoporose; predisposição a tumores, principalmente linfomas).
O diagnóstico é feito através de exames de sangue e endoscopia e após a confirmação deve ser feito a exclusão do glúten da alimentação , sob orientação médica e acompanhamento de uma nutricionista para manter uma dieta balanceada.
Sensibilidade ao Glúten não-celíaca (SGNC):
Pode ocorrer em qualquer idade, mais frequente em adultos, com média de início aos 40 anos , mais comum em mulheres com distúrbios funcionais (incluindo a síndrome do intestino irritável).
A SGNC se caracteriza pelo aparecimento de sintomas após ingestão de glúten, desaparecimento dos sintomas com a dieta sem glúten e retorno dos sintomas ao reintroduzir o glúten na dieta .
O médico gastroenterologista é o indicado para diagnosticar e orientar quanto a essas doenças.