Afinal, por que temos dor de ouvido em viagens?
Você já precisou lidar com a dor de ouvido em viagens e aquela sensação de “ouvido tampado” que deixa os sons mais abafados? Se sim, saiba que não está sozinho.
Trata-se de uma situação comum e, felizmente, não representa nenhuma gravidade à saúde auditiva, na maioria dos casos. É uma manifestação natural das estruturas internas, de acordo com a alteração de pressão dos locais geográficos.
Saiba mais detalhes ao longo deste conteúdo.
Por que o ouvido dói?
Para responder a clássica pergunta de “por que o ouvido dói em viagens”, precisamos ter consciência de que essa parte do corpo é complexa. São vários pequenos ossos, nervos, labirintos e até espaços ocos que permitem a audição e o equilíbrio corporal.
Nesse contexto, existem algumas estruturas relevantes, sendo elas:
- ouvido externo: canal que liga a orelha até o tímpano. É nesta parte onde há a captação das ondas sonoras;
- ouvido médio: caixa gasosa entre o tímpano e o ouvido interno;
- ouvido interno: região com terminações nervosas que cumprem a função de levar os sons ao cérebro;
- trompa de Eustáquio: um pequeno canal que liga o ouvido externo à garganta.
Essas partes são impactadas diretamente pelas alterações de pressão do ambiente ao nos locomovermos, principalmente, em viagens.
Dessa forma, o ouvido tampado é uma reação natural do nosso corpo e que costuma ser solucionada rapidamente, à medida que nos acostumamos com a nova pressão do ar.
E se não passar?
Porém, imaginemos que você já chegou ao seu destino há algum tempo e, mesmo assim, a dor ou sensação de pressão não passa.
Nesse cenário, pode ser que uma infecção ou outro quadro respiratório que afeta da mesma forma os ouvidos, como rinite, sinusite, gripes e resfriados, sejam a questão.
Se for o caso, uma consulta com um otorrinolaringologista torna-se relevante. Ele poderá averiguar a presença de uma dessas condições ou do barotrauma, que é uma lesão no tímpano gerada por uma alteração brusca na pressão, e indicar a necessidade de tratamentos específicos.
No dr.consulta, contamos com otorrinolaringologistas na equipe e você pode receber o atendimento com condições especiais e descontos, utilizando o Cartão dr.consulta.
Pode ser otite?
Além dos quadros citados, a otite pode igualmente ser a causa dessas dores. Trata-se de uma infecção, bacteriana ou viral, que gera pontos de inflamação na parte externa ou interna dessa região.
Todavia, os sintomas não são apenas dores, mas perda de audição temporária, muita coceira, febre e eliminação de secreção (cera).
Como evitar a dor de ouvido em viagens?
A boa notícia é que existem formas de evitar esse incômodo em viagens.
Para isso, é preciso equilibrar a pressão interna com a externa do ambiente em que você está, movimentando a musculatura do rosto a fim de amenizar o impacto do ar.
Você pode tentar:
- comer;
- induzir o bocejo;
- mascar chiclete;
- realizar a manobra de Valsalva: fechar a boca e apertar o nariz, forçando a saída do ar – a expiração – por uma pequena abertura nos lábios. Contudo, é importante fazer isso com cuidado para não piorar a dor.
Além dessas opções, você pode utilizar descongestionante nasal que auxilia a desobstruir os tubos dos ouvidos, permitindo a passagem de ar e o equilíbrio de pressão.
Tais orientações valem ainda para os bebês e crianças, uma vez que também podem ter o ouvido tampado em viagens. Você pode, por exemplo, oferecer papinha durante as decolagens ou deixar os maiores mascar chicletes – de preferência, sem açúcares.
No entanto, lembre-se: quando as dores forem muito intensas, procure o otorrinolaringologista e utilize o Cartão dr.consulta para realizar a consulta.
Crianças e adultos são atendidos com os preços especiais, pois as condições são válidas para o titular e mais quatro pessoas. Clique aqui para saber mais!
Fontes:
- Por que doem os ouvidos quando ando de avião? | Universidade do Porto;
- Protocolos de Suporte Avançado de Vida | Ministério da Saúde (MS);
- Barotrauma | Harvard Health Publishing;
- Barotrauma | Medscape.