A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 80% dos adultos no mundo todo sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de uma crise ao longo da vida.
Sua dor frequente nas contas pode ter outras causas
Entre os motivos para a dor nas costas ser tão comum estão:
- sobrepeso;
- sedentarismo;
- má postura;
- problemas musculares;
- posição inadequada para dormir;
- pequenas lesões;
- o fato de o ser humano estar, geneticamente, programado para ter problemas de disco vertebral.
Se não for diagnosticado e tratado adequadamente, qualquer um desses fatores tende a trazer prejuízos que se acumulam gradualmente. O resultado? A coluna pode sofrer consequências graves.
Sintomas
De acordo com a Sociedade Americana da Dor, a dor lombar aguda, em geral, dura menos de quatro semanas e, normalmente, é autolimitada, ou seja, se cura sozinha.
A dor subaguda dura de quatro a 12 semanas, enquanto a dor crônica persiste por mais de 12 semanas.
Tratamento
Em consulta a um ortopedista e na realização de exames físicos, é possível saber se a sua dor é uma lombalgia simples ou se trata de alguma peculiaridade que merece maior investigação.
De acordo com as diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, o tratamento para dor nas costas envolve várias vertentes, que variam de acordo com cada caso.
Em geral, são usados repouso, medicação analgésica e anti-inflamatória, medidas fisioterápicas (como aplicação de calor local e acupuntura) e até cirurgia.
Se você sofre frequentemente com dor nas costas, vale procurar um médico que atua na área de ortopedia e investigar o caso com mais detalhe. Além do tratamento, o médico vai recomendar medidas individualizadas de prevenção que serão essenciais para a sua boa qualidade de vida.