Você não deve ignorar o sobrepeso!
O sobrepeso nada mais é do que a condição em que você ultrapassa o peso desejável para sua altura e idade. Isso é estipulado pensando em manutenção da saúde e qualidade de vida.
Em geral, o sobrepeso aparece por conta de alimentação inadequada (muito calórica e/ou muito rica em açúcares e gorduras e/ou em alimentos industrializados e assim por diante) e/ou sedentarismo.
No entanto, existem outros fatores que podem levar ao sobrepeso e não devem ser ignorados. Alguns deles: herança genética, disfunções hormonais, insônia e até estresse. Por isso, sempre vale a pena investigar o problema com um médico.
E como saber a diferença entre sobrepeso e obesidade? A quantidade em que a gordura se acumula no corpo dá pista disso.
No caso da obesidade, a quantidade de gordura é muito superior ao que seria considerado adequado e, normalmente, acumula-se na região abdominal, o que favorece ainda mais o aparecimento de doenças.
Falando nisso, o sobrepeso também abre caminho para que surjam outros problemas de saúde e, por isso, não pode ser ignorado.
Entre os principais estão a própria obesidade, além de hipertensão, complicações cardiovasculares, apneia, dislipidemias (taxas inadequadas de colesterol no sangue), trombose e diabetes tipo 2. Como saber qual é o seu caso? Além da consulta médica, você pode fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma técnica que mede o acúmulo de gordura em relação à altura.
Essa é uma metodologia padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS) e classifica os resultados em diferentes categorias.
Para saber o seu IMC, basta dividir o seu peso em quilos duas vezes pelo valor da sua altura em metros.
Por exemplo, você tem 1,74m e pesa 78kg. Então, vai fazer a seguinte conta:
78 ÷ 1,74 = 44,82 ÷ 1,74 = 25,7. Assim, o seu IMC é de 25,7kg/m2. Na tabelinha a seguir, dá para ver que isso aponta sobrepeso:
- Menor que 18,49kg/m2: baixo peso;
- Entre 18,50 e 24,99kg/m2: peso normal;
- Entre 25 e 29,99kg/m2: sobrepeso;
- Acima de 30: obesidade.
Para facilitar o seu cálculo, o Ministério da Saúde disponibilizou uma calculadora de Índice de Massa Corporal, que você pode acessar clicando aqui.
Mas atenção: o IMC não diferencia gordura de massa muscular, e isso pode induzir o cálculo ao erro, especialmente se você for praticante de atividade física. Por isso, se tem problemas com o peso, procure um médico, para que sejam feitas avaliações adequadas.