Saiba reconhecer seus sintomas e como prevenir as crises
A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio funcional que pode provocar dores e desconfortos em qualquer parte do intestino. E seu diagnóstico correto é essencial, pois os sintomas causados por ela não estão relacionados a nenhuma lesão ou inflamação do órgão, excluindo a possibilidade de quadros mais graves.
Na verdade, as suas causas estão relacionadas ao emocional do paciente. O intestino possui um sistema nervoso próprio – e o nervo principal do tubo digestivo tem ligação direta com o hipotálamo, região cerebral responsável pelo impulso das nossas emoções.
Além disso, o tubo digestivo possui seus próprios hormônios e receptores que regulam suas secreções. Logo, as emoções processadas pelo hipotálamo, como o estresse e ansiedade, por exemplo, afetam a enervação própria do intestino e provocam a Síndrome do Intestino Irritável.
Veja mais: Crise de estresse: entenda como ela afeta sua saúde
Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável
- dor e/ou desconforto abdominal;
- mudanças nos hábitos intestinais (seja diarreia ou prisão de ventre, às vezes ambos intercalados);
- acúmulo excessivo de gases;
- sensação de barriga estufada;
- presença de muco nas fezes;
- indigestão;
- náuseas;
- intensificação dos sintomas após refeições.
Veja mais: O fazer em caso de intestino solto
Veja mais: Saiba o que fazer em caso de intestino preso
Como tratar e prevenir a Síndrome do Intestino Irritável
O tratamento da Síndrome do Intestino Irritável pode incluir medicamentos que ajudam a controlar a motilidade fecal, ou seja, irão contribuir com o funcionamento do órgão, seja para ajudar a soltar o intestino ou então evitar os quadros de diarreia.
Além disso, uma alimentação rica em fibras – cereais, nozes, sementes, alguns vegetais e frutas – é essencial para normalizar as funções do intestino. As fibras insolúveis contribuem com a formação do bolo fecal e as solúveis com sua compactação.
Porém, considerando que a doença possui um fundo emocional, é de extrema importância que você procure cuidar da sua saúde mental, evitando os quadros de estresse e ansiedade. Atividades relaxantes como o Ioga, exercícios físicos regulares e outros hobbies de sua preferência podem contribuir.
Veja mais: 8 dicas para melhorar o funcionamento do intestino
FONTES:
World Gastroenterology Organisation
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade