Você já deve ter ouvido falar sobre os raios UVA e UVB, certo? Eles fazem parte da radiação solar e costumam chegar a níveis extremos em épocas de muito calor, como o verão. Mas você sabe dizer quais são as diferenças entre eles? Ou qual é o mais perigoso para a sua saúde?
Apesar de ambos serem raios solares, eles não apresentam as mesmas características nem as mesmas reações. Entenda por quê:
Os raios UVB apresentam alto grau de intensidade e atingem a camada mais superficial da pele, a epiderme. Eles são os responsáveis por deixar aquele aspecto de vermelhidão após a exposição solar, sendo considerados os mais perigosos para a saúde. Apesar de aumentarem o risco de câncer de pele, os raios UVB também são fundamentais na absorção de vitamina D pelo organismo.
Mas então como é possível se proteger dos raios UVB e ainda garantir uma boa absorção de vitamina D? Segundo especialistas, é muito importante que você priorize a sua exposição ao sol antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Nesses períodos, os raios solares não são tão intensos e ainda garantem uma boa quantidade de vitamina D para o corpo. Para uma melhor absorção, o uso de protetor solar é dispensável e a periodicidade, de 3 a 4 vezes por semana durante 15 minutos.
Caso você se exponha ao sol entre às 10h e 16h, o ideal é tomar todas as medidas necessárias para evitar os raios UVB e, assim, um possível câncer de pele. Aplique filtro solar a cada 3 horas no rosto e no corpo, sempre utilize óculos de sol e chapéu ou boné e mantenha-se hidratado o dia todo.
Já os raios UVA apresentam médio grau de intensidade e atingem uma camada mais profunda da pele, a derme. Eles são os responsáveis pelo aspecto de bronzeado tão desejado pelas pessoas, mas também são os causadores das manchas e das rugas. Por isso, também precisam ser evitados em alta quantidade.
Tanto os raios UVA quanto os raios UVB fazem bem para a saúde se absorvidos pela pele de forma saudável e moderada. Com a chegada da estação mais quente do ano, fique atento à sua saúde e se proteja da radiação solar com as nossas dicas.
Conheça os cuidados essenciais com a pele feminina no verão.