A síndrome de borderline, ou Transtorno de Personalidade Borderline, é um problema psicológico e psiquiátrico, caracterizado por uma instabilidade emocional repentina e relações sociais conturbadas.
Aparentemente, não há nenhuma causa para o desenvolvimento da síndrome, entretanto, especialistas apostam que muitos casos diagnosticados podem estar relacionados a uma infância problemática, de possível rejeição ou abandono.
Os pacientes com Borderline, além de serem altamente explosivos, são muito impulsivos. Quando se sentem inseguros ou negligenciados, costumam mudar de humor rapidamente, se tornando agressivos e até diferentes do que costumam aparentar quando estão em estado normal. Em alguns casos, as crises podem durar de horas até dias.
Mas se engana quem pensa que os portadores da doença são incapazes de sentir afeto, amor e empatia. Assim como qualquer ser humano, o paciente de Borderline pode ser uma pessoa muito amorosa e gostar de cuidar do outro. Apenas quando se sentem ameaçados, e como mecanismo de defesa, mudam drasticamente de personalidade, sendo incapazes de controlar a própria raiva, reagindo intempestivamente, de forma exagerada.
Quais são os sintomas da síndrome de borderline?
Entre os principais sinais da doença estão:
- mudança repentina de humor e comportamento;
- agressividade e impulsividade;
- medo;
- raiva intensa e irritabilidade;
- baixa autoestima;
- autoimagem distorcida;
- sensação de vazio e solidão;
- distúrbios alimentares;
- depressão;
- ansiedade;
- estresse.
Há muitos casos de pacientes com Borderline que tentam tirar a própria vida por conta das condições em que vive. O indivíduo, por viver em constante angústia e preocupação, muitas vezes destrói sua autoimagem e, por medo de perderem a cabeça constantemente, decidem por tentar acabar com esse sofrimento de modo irracional.
Quais são os fatores de risco da síndrome de borderline?
Apesar de não haver uma causa específica para a doença, existem fatores externos que especialistas acreditam que possam desencadear essas crises. Veja abaixo os principais:
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
A Síndrome de Borderline muitas vezes não é diagnosticada corretamente e nem sempre tem a atenção necessária por parte do paciente e dos seus familiares.
Para uma análise correta da doença, é obrigatório um acompanhamento médico por parte de um profissional da área, para que ele observe o comportamento do paciente ao longo do tempo. Alguns exames clínicos podem ser solicitados com o intuito de excluir outros problemas médicos.
Com o diagnóstico correto, a síndrome precisa obrigatoriamente ser tratada por meio de psicoterapia e medicamentos como antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor.
Cuidar de quem você ama é necessário e também faz bem para a sua saúde. Fique atento às pessoas que estão a sua volta e ofereça ajuda sempre que achar necessário.
O dr.consulta tem excelentes médicos na área da saúde mental com disponibilidade até para o mesmo dia. Agende sua consulta.