Entenda os riscos de tomar remédio sem receita médica
No Brasil a automedicação é muito comum e esse hábito é, muitas vezes, incentivado. No entanto, tomar remédio sem receita é muito arriscado. Para que você entenda melhor a situação, no artigo de hoje abordaremos quais são os riscos de tomar medicamentos sem orientação médica. Confira!
6 riscos de tomar remédio sem receita médica
1 – Causa efeitos colaterais
É um risco muito comum em medicações e também muitas vezes esquecido pelas pessoas. Mesmo os remédios comprados sem receita médica podem apresentar efeitos colaterais.
Os laxantes, por exemplo, quando usados continuamente podem causar alterações intestinais e até perfurar o intestino em casos de constipação. Nos idosos esse medicamento pode alterar o metabolismo e causar desidratação.
Até uma simples vitamina, quando mal administrada, pode causar grandes problemas. O uso indiscriminado da vitamina C, por exemplo, pode estimular a formação de cálculo renal e distúrbios gastrointestinais. Já a vitamina A pode ser perigosa para crianças, provocando a hipertensão craniana.
2 – Ocultar os sintomas de doenças mais graves
Nosso organismo utiliza de alguns sinais para avisar que algo está errado, como febre e dores. Tomar um remédio sem receita para aliviar esses sintomas, e não verificar a causa desses sinais e sintomas pode ser perigoso, pois doenças mais graves podem estar se desenvolvendo.
Quando mais tarde for buscar por orientação profissional o diagnóstico pode ser difícil pelo uso de outras medicações.
3 – Prejudica o fígado e o rim
Muitas das medicações que ingerimos para se tornarem ativas, passam por metabolismo hepático (no fígado), outras são eliminadas pelos rins. Assim, esses dois órgãos podem ser muito afetados pelo uso de medicações, principalmente as utilizadas sem orientação médica. Por exemplo, o uso de anti-inflamatório sem orientação médica, pode levar à insuficiência renal e até levar o paciente a diálise.
4 – Facilita o desenvolvimento de superbactérias
Cada antibiótico é receitado para combater determinadas bactérias, e seu uso deve ser seguido à risca como receitado pelo médico.
Quando esse medicamento é administrado por um tempo menor do que o necessário ou em uma dose errada, as bactérias podem criar uma resistência ao remédio, tornando-se uma superbactéria.
No Brasil, isso tem ocorrido de forma tão alarmante que já causa preocupação nas autoridades de saúde. Se as pessoas não tomarem consciência da importância de utilizar as medicações conforme a receita médica, em breve não teremos mais medicações capazes de destruir tais bactérias.
5 – Pode causar dependência
Muitas pessoas sabem que medicamentos devem ser tomados com extremo cuidado, mas, mesmo assim, muita gente também ignora o risco de desenvolver uma dependência química com o uso abusivo desses remédios.
Tudo começa com um analgésico ou com um relaxante muscular ao sentir aquela dor de cabeça ou as incômodas dores musculares. No entanto, a dor começa a ficar mais frequente e a dose precisa aumentar.
Com o tempo, a pessoa percebe que não consegue ficar sem tomar o medicamento, mesmo quando não há mais dores. O problema é que esses indivíduos só procuram ajuda médica, quando o problema começa a interferir na saúde — como inflamações no fígado ou dores de cabeça cada vez mais frequentes e mais fortes.
Algumas pessoas atribuem o risco de dependência à medicação apenas as medicações tarjadas como preta. Esse é um conceito errado. Às vezes um simples laxativo pode causar dependência, fazendo com que o intestino só funciona caso o paciente tome o laxante.
6 – Há o perigo de interações medicamentosas
Quando ingeridos com outros remédios, álcool ou com substâncias ilícitas alguns medicamentos podem resultar na chamada interação medicamentosa — quando um remédio influência no efeito do outro. Existem várias substâncias que podem interagir de formas diferentes, seja aumentando, anulando ou alterando o efeito.
Por isso, se você toma algum remédio regularmente (incluindo anticoncepcionais,vitaminas, medicamentos para hipertensão ou diabetes), é necessário informar ao médico sempre que ele receitar algum medicamento. E isso também deve ser feito sempre que for necessário tomar dois remédios ao mesmo tempo, ainda que eles não sejam de uso contínuo.
Os problemas causados por tomar remédio sem receita podem ser ainda mais graves em idosos, indivíduos com doenças crônicas, pacientes que usam muitas medicações e crianças.
Desse modo, se você apresenta alguma dor, desconforto ou qualquer outro sintoma, agende sua consulta com um médico, que poderá fornecer as orientações adequadas!
gostei muito do artigo. parabéns. preciso perder peso urgente