Veja os primeiros passos para garantir uma gestação saudável
A gravidez é um momento especial na vida do casal e, diferente do que muita gente pensa, ela deve sim ser planejada. Isso porque, ao decidir que é o momento certo para ter um bebê, tanto a mulher quanto o homem podem preparar o organismo para isso.
A preparação inclui tomar algumas atitudes para levar uma vida mais saudável, preparar o corpo e fazer uma checagem da saúde por meio de exames. Todas essas atitudes contribuem para uma gestação mais segura e tranquila para a mãe e o feto.
Está pensando em engravidar? Então, saiba o que fazer
Mude seus hábitos
A primeira coisa ao decidir que é a hora de engravidar é repensar seus próprios hábitos. Principalmente no caso da mulher, que vai carregar o bebê e a saúde irá interferir diretamente na saúde do feto, é importante deixar de lado os maus hábitos, como o tabaco e as bebidas alcoólicas.
Esse é o momento mais propício para adotar uma dieta balanceada e investir em exercícios físicos, pois o sobrepeso e a obesidade podem aumentar as chances de uma gravidez de risco.
Faça um check-up da sua saúde
Outra atitude importantíssima para o casal é realizar os exames antes de começar a tentar engravidar. Ambos devem fazer o hemograma completo para verificar a possibilidade de anemias, infecções ou inflamações, tipagem sanguínea e também checar se há presença de DSTs – sorologia para as hepatites virais, sífilis e HIV.
Recomenda-se ainda que o homem realize um espermograma para avaliar a saúde dos espermatozoides. Já a mulher precisa de exames mais extensos, que chequem possíveis malformações, alterações ou condições dos órgãos reprodutores que possam dificultar a gravidez ou causar um aborto.
Além disso, é indicado que a mulher também faça a sorologia da toxoplasmose, rubéola e glicemia (por causa da possibilidade de diabetes gestacional), avalie sua pressão arterial e como anda a tireoide, já que o nível de hormônios durante a gravidez aumenta.
Faça a ingestão de suplementos
Obstetras geralmente indicam que a mulher comece a tomar o ácido fólico três meses antes da gestação para evitar malformação da coluna, do desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Além disso, em alguns casos também recomenda-se que a mulher tome sulfato ferroso antes de engravidar para conservar o sistema imunológico e ter uma boa saúde e mais energia.
FONTES:
Especialista explica procedimentos para uma gravidez sem riscos, Secretaria de Estado da Saúde – AL
Os exames que o casal deve fazer antes de engravidar, Revista Crescer