O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 é, na maioria das solicitações, simples e rápido de ser feito e muito útil ao médico. Isso porque, através dele é possível observar um panorama geral da saúde do paciente, focando principalmente na avaliação dos problemas renais e urinários, por exemplo.
Mesmo sendo simples, o exame de urina necessita de algumas orientações para o preparo antes da sua realização, para não haver nenhuma interferência nos resultados. Simples e indolor, esse é um exame muito comum e fácil de fazer, mas ainda deixa muitas dúvidas em quem vai realizá-lo.
Talvez você até já tenha realizado um exame de urina, mas será que você sabe tudo sobre o tema?
No conteúdo de hoje, explicaremos o que é o exame de urina, como é feito, para que ele serve, o que pode ser diagnosticado através dele e as principais orientações a serem seguidas para a realização desse exame. Então vem entender tudo com a gente.
Acompanhe a leitura!
Para que serve esse exame?
Nosso organismo é composto por órgãos e sistemas que se conectam entre si e desempenham funções vitais.
Assim, hábitos saudáveis na alimentação, exercícios físicos, dormir bem, e manter uma rotina de exames, ajudam nosso corpo a prevenir e detectar doenças antes que se compliquem, o que facilita o tratamento e a recuperação do organismo.
Pensando nisso, o exame de urina é um dos mais solicitados em análises laboratoriais. Seja para controle, ou para investigar suspeitas de problemas no trato urinário, o exame de urina tipo 1 é o mais solicitado.
Então, também chamado de EAS (Elementos Anormais do Sedimento), o exame tem como objetivo confirmar, justificar ou complementar o diagnóstico clínico feito pelo médico, baseado nas queixas apresentadas pelo paciente.
O exame de urina é capaz de detectar alterações existentes em todo o trato urinário, ou seja, nos rins, ureteres, bexiga ou uretra, mas não de dizer especificamente onde se encontra a lesão.
Para isso pode ser auxiliado por exames de imagem. Esses órgãos são responsáveis por filtrar toxinas e impurezas do nosso organismo que são expelidas pela urina.
Dessa forma, quando algum desses órgãos não funciona adequadamente, as substâncias que necessitam ser filtradas e expelidas acabam se acumulando, o que é um indicativo de problemas.
O exame de urina tipo 1 avalia se há infecção urinária e outros problemas no trato urinário, podendo ajudar no diagnóstico de cistites (inflamação na bexiga), cálculos renais e insuficiência renal. Além do exame EAS, há outros exames de urina, como a urina de 24 horas (urina acumulada do dia) e a urocultura (pesquisa de crescimento de microorganismos na urina).
Assim, os possíveis diagnósticos resultantes dos exames de urina dependem do tipo de exame solicitado. Vamos descrever os mais comuns a seguir. Acompanhe!
EAS (urina tipo I)
Esse exame é geralmente solicitado para a avaliação de problemas no sistema urinário do paciente, como infecção urinária, pedras no rins, e insuficiência renal, por exemplo. Desse modo, ele é feito através da análise de aspectos físicos, químicos, e da presença de elementos anormais na amostra de urina coletada.
Através da análise da cor, densidade, aspecto, PH, nitritos, glicose, proteínas, cetonas, bilirrubinas e urobilinogênio, assim como elementos anormais presentes na urina tal como sangue, bactérias, fungos, protozoários espermatozoides, filamentos de muco, cilindros e cristais, o diagnóstico ou possíveis alterações no trato urinário são determinados.
Assim, além de elementos também são pesquisadas a presença de leucócitos e células epiteliais que podem indicar outros problemas de saúde do paciente, não necessariamente no trato urinário. Por exemplo, pacientes com infecções virais apresentam presença de leucócitos na urina, já que o corpo está produzindo células brancas em excesso para deter o agressor.
Aproveite e saiba mais sobre a Pielonefrite: quando a infecção de urina chega aos rins.
Urina de 24 horas
Esse exame verifica alterações na urina ao longo de todo o dia, já que a amostra é composta por urina colhida durante 24 horas, em diferentes horários. A coleta deste exame acontece em casa e a urina é levada até o laboratório posteriormente.
Assim, são analisados a composição da urina e a quantidade. Então sendo possível identificar alterações que indicam problemas de filtração nos rins, perda de proteínas e até pré-eclâmpsia na gravidez.
Exame de urina para detectar gravidez
Esse exame de urina analisa, através da quantidade do hormônio Beta-HCG, se a mulher está ou não grávida.
Ele é muito confiável, mas existe o tempo correto para se colher a amostra para que o resultado seja preciso.
Em todo caso, como algumas mulheres demoram para produzir Beta-HCG em quantidades suficientes para ser detectado, deve-se realizar mais de um exame para confirmação em caso negativo.
A urocultura ou urinocultura
Esse exame de urina, também bastante comum, serve para identificar uma série de doenças. As principais são:
- desidratação,
- infecção renal,
- infecção urinária,
- tumores,
- diabetes,
- hipertensão,
- cálculos renais,
- síndrome nefrítica.
Então, depois da análise da amostra, os resultados obtidos são comparados com os valores de referência para que se chegue a um diagnóstico
Isso porque a presença de nitritos, sangue e leucócitos em grande número podem indicar infecção urinária. Mas nesse caso, a urocultura é que confirmará a presença ou não da infecção.
Assim, quando a presença de bactérias é significativa na amostra, o próximo passo é a realização da urocultura para identificar qual bactéria está presente e o exame de antibiograma para identificar o antibiótico mais eficiente contra ela.
Tá, e como fazer exame de urina?
Por ser um exame simples e muito comum, o exame de urina, geralmente, não necessita de um preparo tão especial. No entanto, é importante seguir algumas orientações básicas para que o resultado não sofra nenhuma contaminação ou interferência.
Veja a seguir a preparação padrão para quem vai realizar o exame de urina:
- Não há necessidade de jejum;
- Não é permitido ter relação sexual 2 dias antes da coleta da urina;
- Para as mulheres, evite estar menstruada. Em último caso, se a coleta for realmente necessária durante esse período, utilize absorvente interno para evitar que o sangue se misturar à urina;
- Em alguns casos, o médico pode solicitar a restrição de vitamina C, laxantes, antibióticos ou alguns tipos de alimentos que podem causar alterações no resultado;
- Na maioria dos exames de urina pede-se a coleta da primeira urina do dia, por ser mais concentrada.
Saiba mais sobre a infecção urinária em crianças, como identificar?
Agora que você já sabe quais são os preparos antes da coleta, que tal saber em mais detalhes como é feito o exame de urina e tirar todas as suas dúvidas?
O exame de urina tipo 1 é descrito basicamente como “fazer xixi no potinho”, pois é assim que ele se inicia. No entanto, para essa coleta são necessários cuidados essenciais para que a amostra não seja contaminada por fatores externos. Preste atenção:
Na coleta em domicílio
As mãos e a região genital devem ser higienizadas com água e sabão e depois serem bem secas com gaze. Assim, deve-se coletar a primeira urina da manhã em um recipiente esterilizado, fornecido pelo médico, laboratório ou farmácia.
O primeiro jato de urina deve ser desprezado no vaso sanitário, pois contém células e secreções da uretra que podem interferir no resultado.
Atenção! Não é necessário encher o recipiente até a borda, basta de 10 a 40 ml de urina para a realização do exame.
E então, a amostra deve ser mantida em refrigeração e precisa ser levada ao laboratório em no máximo 2 horas, após colhida. Siga rigorosamente as instruções e evite uma nova coleta.
Na coleta em laboratório ou clínicas
O laboratório disponibiliza ao paciente um kit de higiene e coleta, composto de lenço umedecido, gaze, copo coletor e frasco para colocação da urina coletada. No banheiro, após lavar bem as mãos com sabão e secá-las, o paciente deve fazer a higiene da região genital, utilizando o lenço umedecido e secando com a gaze.
Em seguida, despreza o primeiro jato de urina no vaso sanitário e coleta a urina diretamente no copo coletor. Depois transfere a urina coletada para o frasco, enchendo-o até a marca indicada.
Pronto! Agora é só entregar para a atendente de enfermagem do laboratório.
Quando tenho que fazer?
O exame de urina será solicitado pelo médico toda vez que ele necessitar de confirmação laboratorial para diagnosticar uma doença ou anomalia no funcionamento do sistema urinário, de acordo com os sintomas elencados pelo paciente.
São eles:
- presença de sangue na urina,
- ardência ao urinar,
- dores na altura dos rins,
- incontinência urinária,
- desconfortos pélvicos constantes.
Porém, seu médico também poderá solicitar o exame de urina apenas como rotina para avaliar a sua saúde. Inclusive, essa é uma maneira muito eficaz de estar em dia com os exames e, consequentemente, com seu autocuidado. .
Por fim, o exame de urina também pode ser solicitado nos casos de infecção, para acompanhar a evolução do quadro e para verificar a eficácia do tratamento.
Viram como um exame tão simples também é tão importante? Então, agora que você já sabe para que este exame serve e como ele funciona, não esqueça que o dr.consulta dispõe de médicos especialistas em diversas áreas da medicina e exames laboratoriais que poderão ajudar você a manter sua saúde em dia.
Inclusive você pode realizar o seu exame de urina aqui com a gente.
Para realizá-lo, não é necessário agendamento, apenas pedido médico. Consulte a unidade do dr.consulta mais próxima de você, marque sua consulta pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS) e realize o seu exame de urina por um preço que cabe no seu bolso.
Todas as nossas unidades estão prontas para atendê-lo com qualidade e eficiência. Nós podemos auxiliar você!