Exames de rotina: entenda por que eles são tão importantes
Muitas pessoas dizem que costumam procurar um médico apenas quando estão muito doentes, mas se preocupar com a saúde somente quando não estamos bem não é muito efetivo. Por isso é importante realizarmos uma série de exames de rotina, para sabermos como está a nossa saúde e, também, para nos prevenir de possíveis doenças futuras.
Criar o hábito de realizar consultas e exames regulares nos dá mais segurança e qualidade de vida.
Se você se preocupa com a saúde e qualidade de vida, que tal saber com detalhes o que são os exames de rotina, quais devemos realizar e com qual frequência? Tudo isso e muito mais a gente te conta aqui. Boa leitura!
Por que fazer esses exames?
Sempre ouvimos falar sobre exames de rotina e check-ups médicos, mas será que sabemos por que são importantes?
Vale esclarecer que avaliação de rotina é um termo médico, conhecido popularmente como check-up, utilizado para a solicitação de exames de rotina a fim de que o médico possa avaliar a saúde do paciente.
Os exames podem ser exames laboratoriais, clínicos ou de imagem, que darão uma visão geral da saúde, diagnosticando doenças ou condições preexistentes de forma precoce, caso elas existam.
Portanto, os exames de rotina são indispensáveis para todas as pessoas.
Normalmente, alguns exames são solicitados conforme a idade do paciente, no entanto, existe uma lista básica, por exemplo, de exames de sangue de rotina que têm indicação de serem feitos ao longo da vida por todos.
Outro bastante importante é o exame clínico. Ele é feito durante a consulta médica e funciona como ponto de partida para um diagnóstico adequado, e consequentemente, um tratamento eficiente.
Ele é dividido em duas partes:
- anamnese, onde o médico ouve e identifica as queixas do paciente,
- exame físico, onde são analisados os sinais e sintomas para orientar as próximas consultas, exames e procedimentos.
Por sinais, pode-se entender o que pode ser identificado pelo médico, como, por exemplo, manchas na pele. Já por sintomas, entende-se o que é apenas relatado pelo paciente e o médico não pode identificar objetivamente, como sonolência, tontura, entre outros.
No exame clínico o paciente pode citar, por exemplo, que há histórico de alguma doença na família, o que abre possibilidades para novas investigações, que passariam despercebidas caso não fosse mencionado.
Já os exames laboratoriais fornecem outros dados clínicos relevantes sobre o estado de saúde que servem de apoio para dar o diagnóstico em inúmeras doenças e avaliar o efeito de tratamentos em muitos casos.
Por fim, os exames de imagem que existem para auxiliar no processo de diagnóstico, direcionar a conduta de procedimentos cirúrgicos, acompanhar o resultado de tratamentos, entre outros.
Quais os principais?
Agora que você já sabe por que é importante realizar exames de rotina, a seguir, vamos elencar aqui alguns exames que costumam ser realizados de rotina:
- exames de sangue: hemograma, glicemia de jejum, colesterol e triglicerídeos, ureia e creatinina, TGO e TGP, TSH e T4 livre, ácido úrico e proteína C reativa;
- exames de urina;
- exame de fezes;
- eletrocardiograma;
- teste ergométrico;
- ecocardiograma;
- M.A.P.A (Mapeamento Ambulatorial da Pressão Arterial);
Apesar dessa lista de exames de rotina mais comuns, conforme o sexo e idade do paciente, alguns outros mais específicos podem ser solicitados. Vamos conhecê-los?
Exames da primeira infância
Após o nascimento do bebê, em seus primeiros meses de vida, a consulta com o pediatra costuma ser mensal. Dos 6 aos 12 meses, essa consulta passa a ser bimestral, e entre 1 e 2 anos trimestral. Dos 2 aos 5 anos, as visitas ao pediatra passam a acontecer semestralmente e, após esse período, podem ser feitas anualmente.
Além de avaliar o desenvolvimento da criança, a consulta com o pediatra serve para que ele possa solicitar alguns exames de rotina.
Estes são importantes não apenas para checar a existência de alguma doença, mas, principalmente, para prevenção de qualquer problema.
Vale lembrar ainda que os exames laboratoriais em crianças e adolescentes saudáveis devem ser feitos com moderação, e só com pedido médico, para que elas não passem por procedimentos desnecessários.
Por outro lado, alguns pais não os realizam, pois, muitas vezes, as crianças não apresentam sintomas, no entanto, as duas posturas são indesejadas.
Na primeira infância, os exames mais solicitados são:
- exame de urina;
- exame parasitológico de fezes;
- hemograma;
- anticorpos para hepatite A, B e C;
- glicemia e insulina;
- raio-X da idade óssea;
- ultrassom.
Exames do homem
Além dos exames de rotina comuns a todos, os homens ainda precisam realizar outros, como:
Exames da mulher
Já as mulheres, além dos gerais, a lista também inclui:
Exames do idoso
Já dissemos que os exames de rotina são importantes em qualquer idade, mas após os 60 anos, eles são fundamentais, pois os riscos de doenças vão aumentando com o passar dos anos.
Para os idosos, respeitando o sexo, os exames acima são os solicitados, e acrescidos de:
- vitamina D, PTH e cálcio;
- sangue oculto nas fezes;
- dosagem de vitamina B12 e ácido fólico;
- colonoscopia;
- radiografia de tórax.
Com que frequência fazer exames de rotina?
Os exames de rotina, de modo geral, devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano.
Entretanto, as crianças, adultos e idosos possuem necessidades e frequências diferentes para a sua realização e, apenas um médico poderá indicar a frequência ideal para cada caso.
A seguir, vamos trazer em detalhes quando, dentro de cada caso, os exames de rotina devem ser realizados.
Conforme a sua idade
Para as crianças, o ideal é seguir a rotina estabelecida pelo pediatra no primeiro ano de vida. Depois dessa fase, as análises podem ser realizadas apenas quando existem suspeitas ou uma vez por ano.
Um ponto primordial para a manutenção da saúde infantil é seguir rigorosamente o calendário de vacinação.
Além disso, adultos saudáveis, que não fazem parte de nenhum grupo de risco ou não tenham doenças preexistentes, podem realizar exames de rotina de 2 em 2 anos.
Já na terceira idade, para garantir uma melhor qualidade de vida, é indicado que homens acima dos 50 anos, e mulheres após a menopausa realizem exames rotineiros todos os anos.
De acordo com seu sexo biológico
Mesmo sendo indicado que adultos saudáveis realizem exames de rotina a cada dois anos, especialistas recomendam que as pessoas com vulva façam os ginecológicos anualmente.
Para as pessoas com pênis, é reforçado que, a partir dos 50 anos, realizem os exames de toque retal e dosagem de PSA a cada ano.
Pessoas que pertencem ao grupo de risco
Se você faz parte deste grupo, fique atento, pois é necessário realizar exames de rotina com maior frequência.
Para pessoas que possuem doenças preexistentes e crônicas, é indicado a realização a cada 6 meses para poder detectar possíveis riscos ou complicações.
Já para aqueles com fatores de risco para alguma patologia, o médico determinará a periodicidade e os exames específicos mais indicados.
Entre os casos que demandam maior atenção, estão os indivíduos obesos, sedentários, com colesterol alto, tabagistas, entre outros.
Deu para perceber como os exames de rotina são importantes para a saúde, não é mesmo?
E saiba que realizá-los é muito fácil! Aqui, no dr.consulta, você passa por consultas com nossos médicos que irão orientá-lo para a realização.
Aí, é só agendar os seus exames pelo site ou app, disponível tanto para Android quanto iOS) e, em casos de imprevistos, não deixe de reagendá-los. Sua saúde é muito importante, realize seus exames periódicos. Vem se cuidar no dr.consulta!