Febre em bebê: saiba o que fazer
Bebês de até três meses que apresentam temperatura acima dos 38 ºC devem ser levados imediatamente ao pediatra
Assim como em adultos, a febre em bebê é uma reação de defesa do organismo contra corpos estranhos (vírus, bactérias ou fungos) e faz parte do processo natural de combate a infecções. Embora nem sempre seja prejudicial à criança, é importante investigar suas causas.
A febre é um sinal de alerta e não uma doença em si.
Ela serve para nos alertar que pode haver algo de errado acontecendo com nosso corpo
A definição de febre é flexível, mas é aceito que ela seja definida pelo aumento da temperatura corporal central acima de 37,8ºC.
Causas comuns da febre em bebê
Normalmente, as causas mais comuns da febre em bebê estão relacionadas a:
- doses das vacinas recém aplicadas;
- gripes;
- resfriados;
- infecções de ouvido;
- dores de garganta;
- infecções urinárias e virais;
O que fazer se o bebê tiver febre
Bebês de até três meses, que apresentam temperatura acima dos 37,8ºc devem ser levados imediatamente ao pediatra.
Para as crianças acima dos 3 meses, é importante observar se a temperatura diminui em até 24 horas para depois levar ao médico. Mas, caso o pequeno esteja muito abatido ou apresente irritação, tremedeira ou outros sintomas, procure atendimento médico o quanto antes.
Nas situações em que a febre atingir os 39º, é importante procurar o pediatra antes mesmo das 24 horas. Alguns medicamentos podem ser utilizados para diminuir a febre. Por isso, peça recomendações ao pediatra durante as consultas regulares.
Além disso, como a febre causa desidratação na criança, é importante aumentar a ingestão de líquidos (seja ela de leite materno, fórmula de leite, ou, para bebês mais velhos, sucos e sopas) e monitorar o quadro febril de hora em hora.
Medidas como colocar uma compressa de água fria na testa do bebê e mantê-lo vestido com roupas adequadas para a temperatura ambiente podem ajudar a diminuir a temperatura.