Fezes com sangue é um problema que pode se apresentar de duas maneiras diferentes, dependendo da causa.
Quando ocorre o sangramento vivo, ou seja, quando você vê o sangue junto com as fezes, pode indicar a presença de lesões em regiões localizadas no fim do trato intestinal, como o lado esquerdo do cólon, o reto ou o canal anal.
Agora, quando o sangue está misturado com as fezes, ganha o nome de melena e pode ser detectado a partir de fatores como coloração quase negra, textura mais amolecida (parecida com borra de café) e odor fétido.
Nesse caso, as fezes com sangue estão associadas a possíveis lesões nas regiões que ficam no começo do trato intestinal, como estômago, intestino delgado e o lado direito do cólon.
Além de lesões, as fezes com sangue podem ter como causas doenças benignas como fissura anal, hemorroidas, divertículos e úlcera gástrica.
No entanto, não pode ser descartada a possibilidade de ser uma consequência de câncer no trato digestivo.
Assim, é muito importante buscar orientação em consulta médica, relatando com precisão não só o aspecto das fezes com sangue, mas também possíveis sintomas relacionados, como disfunção intestinal e dor abdominal.
Só assim você tem o tratamento adequado para o problema e, principalmente, consegue descartar qualquer possibilidade de ser algo mais sério.
Evite complicações!