Fezes escuras e suas causas mais comuns e preocupantes
A coloração das fezes é um indicativo importante da saúde intestinal e digestiva, principalmente quando estão muito claras, ou escuras. Normalmente, essa cor varia, pois depende da dieta e da velocidade com que o alimento passa pelo sistema digestivo.
No entanto, em algumas situações, as fezes podem aparecer quase pretas, o que pode ser um sinal de alerta. Por isso, este conteúdo abordará as possíveis causas dessa condição, quando se preocupar e quais medidas tomar para cuidar da sua saúde.
5 causas para fezes escuras
Os motivos para essa condição acontecer são vários, alguns inofensivos, mas outros exigem atenção médica. Aqui estão algumas das causas mais comuns:
1. Alimentos e suplementos
Certos produtos consumidos podem escurecer as fezes sem que haja um problema. Entre eles estão:
- alimentos ricos em ferro como espinafre e carne vermelha, por exemplo, quando consumidos em excesso podem alterar a cor das fezes;
- suplementos de ferro, principalmente em caso de pessoas que têm anemia com frequência;
- alimentos com corantes escuros, por exemplo, alcaçuz preto, mirtilos e beterraba podem causar essa alteração temporária na coloração.
2. Sangramento no trato gastrointestinal
Essa é uma das causas mais preocupantes de fezes escuras. Isso acontece porque o sangue pode se misturar com os sucos digestivos e tornar-se escuro.
Algumas das condições que podem causar esse tipo de sangramento incluem:
- úlceras gástricas ou duodenais;
- feridas abertas no estômago ou na primeira parte do intestino delgado;
- varizes esofágicas, ou seja, veias que ficam dilatadas no esôfago que podem romper e sangrar;
- gastrite, que é uma inflamação do revestimento do estômago. Pode ocorrer por infecções, consumo excessivo de álcool ou de medicamentos anti-inflamatórios.
3. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos podem causar fezes escuras, principalmente aqueles que contêm bismuto. Afinal, essa substância é um metal pesado usado para tratar a diarreia e a indigestão. Ele tem propriedades antidiarreicas e antiácidas, por isso, ajuda a aliviar os sintomas digestivos.
4. Doenças hepáticas
Condições no fígado, como cirrose ou hepatite, podem afetar a produção e o fluxo da bile (um líquido que é essencial para a digestão). Ou seja, quando há comprometimento das funções intestinais e essa substância não é liberada corretamente, pode causar o quadro de fezes escuras.
5. Distúrbios do sangue
Alguns transtornos que afetam a coagulação do sangue podem causar sangramentos internos, que podem então, se manifestar como fezes escuras. Exemplos de doenças que podem estar relacionadas a essa condição incluem:
- hemofilia;
- doença de von Willebrand;
- deficiência de vitamina K;
- trombocitopenia (baixo número de plaquetas no sangue);
- coagulação intravascular disseminada (CID).
Com o Cartão dr.consulta, você pode ter acesso facilitado a uma variedade de serviços médicos, incluindo consultas com gastroenterologistas, bem como exames especializados. Isso é essencial não só para identificar a causa das fezes escuras, mas também para receber o tratamento adequado.
Além disso, o Cartão oferece descontos especiais em exames laboratoriais, permitindo um acompanhamento completo e contínuo da sua saúde.
Quando se preocupar com as fezes escuras
Embora as fezes escuras nem sempre sejam um sinal de algo grave, existem certos sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda médica:
- se as fezes escuras continuarem por mais de alguns dias, principalmente se você não consumiu alimentos ou suplementos que poderiam causar isso;
- outros sintomas, como presença de dor abdominal, perda de peso inexplicável, fadiga, vômitos com sangue ou sensação geral de mal-estar, por exemplo;
- mudança súbita na coloração sem uma razão aparente.
Caso você note alguma dessas situações, considere consultar um gastroenterologista o quanto antes. Afinal, esse é o profissional indicado para diagnosticar e tratar condições do sistema digestivo, identificando a causa das fezes escuras e orientando sobre o melhor tratamento.
Com o acompanhamento desse profissional, é possível prevenir complicações e manter a saúde do trato gastrointestinal em dia.
O que fazer em caso de fezes escuras
1. Avalie sua dieta e suplementos
Reveja o que você comeu nos últimos dias e qualquer suplemento que esteja tomando. Às vezes, simplesmente ajustar sua dieta pode resolver a situação.
Se precisar de ajuda com a alimentação e suplementação, consultar um nutricionista é essencial. Esse profissional pode elaborar um plano alimentar personalizado, adequado às suas necessidades e objetivos, garantindo assim, uma nutrição equilibrada e saudável para o seu bem-estar geral.
2. Exames médicos
Exames de sangue, endoscopia e colonoscopia, por exemplo, são ferramentas importantes que os médicos podem usar para diagnosticar a causa das fezes escuras. Essas análises ajudam a identificar ocorrências como sangramentos internos ou condições inflamatórias.
3. Monitoramento contínuo
Manter um registro de sua dieta, medicamentos e quaisquer sintomas adicionais pode ajudar seu médico a diagnosticar e tratar a condição com mais precisão.
4. Medidas preventivas
Por fim, para manter a saúde intestinal e prevenir situações que possam causar fezes escuras, cuide da sua saúde digestiva:
- adote uma dieta equilibrada, principalmente rica em fibras, frutas, vegetais e proteínas magras;
- hidrate-se adequadamente todos os dias;
- evite o uso excessivo de álcool e medicamentos anti-inflamatórios, pois podem irritar o trato gastrointestinal;
- realize exames regulares, principalmente se você tem histórico familiar de condições gastrointestinais ou outras condições de saúde;
- garanta um sono adequado;
- mantenha o corpo ativo com exercícios físicos regulares.
A saúde intestinal desempenha um papel importante no bem-estar geral e pode afetar diversas outras condições de saúde. O intestino é muitas vezes chamado de “segundo cérebro”, pois há uma comunicação direta com o sistema nervoso central.
Por isso, alterações intestinais, como a disbiose (desequilíbrio das bactérias intestinais), podem contribuir para condições como a síndrome do intestino irritável, doenças autoimunes e até transtornos mentais, como ansiedade e depressão.
Além disso, a saúde intestinal impacta o sistema imunológico, já que uma grande parte das células imunológicas estão no intestino.
Manter um intestino saudável é essencial não apenas para a digestão, mas também para a saúde mental, imunidade e prevenção de doenças crônicas.
Fontes: