Formigamento é comum ou preciso de ajuda?
Todo mundo já deve ter experimentado alguma vez nas mãos, pés, pernas ou braços uma sensação de formigamento e dormência e, mesmo sendo consideradas sensações anormais, elas podem acontecer por motivos muito simples.
Por exemplo, quando ficamos muito tempo sentados ou deitados em uma mesma posição, diminuindo a circulação sanguínea, essa sensibilidade acontece e logo passa.
Saiba quando a sensação pode ser sinal de alguma doença
O problema é que, em outros casos, ela pode sim ser um sintoma de doenças que precisam de atenção. Veja alguns exemplos:
Ulcerações pelo frio
Você já sabe que a exposição a baixas temperaturas pode prejudicar o corpo, principalmente por causa da vasoconstrição em pequenos vasos sanguíneos, chamados de capilares.
No frio, eles contraem para que o corpo aguente a temperatura, mas se a exposição for longa e a proteção não for suficiente, o fenômeno pode se tornar intenso demais e prejudicar a circulação do sangue em alguma parte. Isso é o que chamamos de ulcerações de frio.
Depois de a pele esfriar, a sensação de formigamento e queimação começa e é preciso o aquecimento imediato do corpo, pois pode resultar em bolhas e perfurações.
Deficiência de circulação sanguínea
Uma doença que a causa a má circulação sanguínea é a arteriosclerose, que se caracteriza pelo excesso de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias, causando desgaste e deformação, o que acaba prejudicando seu funcionamento.
Como os membros acabam recebendo menos sangue do que deveriam, a área afetada fica sujeita a formigar e dar sinais de dormência. Essa condição ainda está associada a outras doenças, como varizes, insuficiência cardíaca e trombose.
Pressão nos nervos da coluna
A principal condição que causa essa pressão é a famosa hérnia de disco, que é quando um disco intervertebral sai de sua posição normal e começa a comprimir as raízes dos nervos da coluna.
Como geralmente ela afeta as áreas que estão mais ligadas aos movimentos do corpo e que suportam mais carga de peso, os sintomas incluem fraqueza, cansaço, dor e a sensação de formigamento dos membros.