A glicose é a principal fonte de energia do ser humano. Em pacientes não diabéticos, seus níveis costumam se manter estáveis no sangue, devido à ação dos hormônios insulina e glucagon.
Quando há um aumento no nível de açúcar no sangue, a glicose tende a subir, provocando picos de hiperglicemia no paciente. Devido a alguns maus hábitos alimentares e comportamentais, o nível de açúcar no sangue também pode sofrer uma queda, dando sinais de hipoglicemia no organismo.
A hipoglicemia, também chamada de glicose baixa, apesar de ser um dos efeitos colaterais do tratamento da diabetes, também pode acometer indivíduos saudáveis. Um paciente não diabético pode ser diagnosticado com glicose baixa quando atinge níveis de glicose menores do que 55mg/dl no sangue. Já em pacientes diabéticos, para um quadro de hipoglicemia, são necessários níveis abaixo de 70mg/dl.
Como identificar a glicose baixa?
A glicose, por ser a nossa principal fonte de energia, quando não está em níveis normais no sangue, tende a provocar diversos sintomas, que variam desde uma simples dor de cabeça até perigosas convulsões. Veja abaixo:
Sintomas leves
- sensação de calor e suor excessivo;
- tremores;
- excesso de apetite;
- taquicardia;
- dor de cabeça;
- nervosismo;
- tontura;
- dormências.
Sintomas moderados e graves
- perda de raciocínio;
- perda da coordenação motora;
- alterações visuais;
- cansaço extremo;
- diminuição da consciência;
- convulsões;
- coma.
O que pode provocar uma glicose baixa?
De modo geral, quando se trata de pacientes não diabéticos, a hipoglicemia pode ser provocada por maus hábitos alimentares ou comportamentais. Confira as principais causas no infográfico:
Como reverter um caso de glicose baixa?
É de extrema importância que ao notar sinais de glicose baixa, você busque assistência médica para o devido diagnóstico e acompanhamento. Quando isso ocorre, os pacientes com diabetes necessitam de instruções médicas prévias para que os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal.
Em casos mais leves de glicose baixa, o quadro pode ser revertido rapidamente apenas com a ingestão de poucas gramas de açúcar presentes em algum alimento rico em carboidrato, como o pão. Caso os sintomas persistam, um médico deve ser procurado. Fique atento aos sinais do seu corpo e cuide-se.
O dr.consulta tem excelentes endocrinologistas que podem acompanhar o seu histórico de saúde de perto e com a qualidade que você merece.