H.pylori: o que é e como tratar?
A contaminação pela bactéria é comum e não costuma causar sintomas específicos
- pylori, é uma bactéria comumente encontrada no estômago. Estima-se que aproximadamente metade da população mundial esteja infectada, mas a grande maioria das pessoas não tem qualquer sintoma nem vai desenvolver um problema de saúde. Ainda assim, a H. pylori não é inofensiva.
Veja mais: O que é uma queimação no estômago?
Veja mais: O que causa dor no estômago
O que a bactéria pode causar
A presença da H. pylori no estômago pode estar associada com o surgimento de problemas gastrointestinais como úlceras gástricas (no próprio estômago) e duodenais (na parte inicial do intestino delgado). Menos comumente, pode causar câncer.
De acordo com o Ministério da Saúde, não se sabe por que algumas pessoas desenvolvem problemas e outras, não. Em todo caso, isso só reforça a necessidade de manter os exames médicos em dia. Especialmente a endoscopia, que é o procedimento mais utilizado para identificar doenças de estômago.
Veja mais: Mudanças no apetite: o que pode ser?
Veja mais: Gastrite nervosa: como controlar?
Como acontece a infecção
A transmissão de H. pylori ocorre por meio do consumo de água e alimentos contaminados, além do contato com a saliva ou material fecal de uma pessoa que esteja contaminada.
Quando a bactéria invade o organismo, provoca uma ativação do sistema imunológico. Nesse processo, o estômago fica cheio de células inflamatórias, que enfraquecem o seu revestimento de proteção. Isso permite que os sucos digestivos, que são bem ácidos, ataquem as paredes do órgão, dando origem às úlceras.
Nesse estágio, a contaminação por H. pylori passa a ter sintomas como dor ou queimação no abdômen, náuseas, perda de apetite, arrotos frequentes, inchaço abdominal, perda de peso não intencional.
Veja mais: Soluço pode ser um sinal de problema?
Veja mais: O enjoo não passa. E agora?
Como é o tratamento contra H.pylori?
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento da infecção por H. pylori devem ser sempre discutidos com um médico.
Se você se identifica com os sintomas, deve procurar um gastroenterologista. Esse é o profissional que vai solicitar exames específicos para detectar não só as úlceras, mas a bactéria em si. Em geral, são feitos exames de sangue, de fezes, além da própria endoscopia.
De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, o tratamento pode ser feito com antibióticos e dura de 7 a 14 dias. Estima-se que os índices de erradicação da H. pylori ultrapassem 90%, ou seja, o tratamento costuma ser bastante eficiente.
FONTES:
Ministério da Saúde
https://aps.bvs.br/decs/helicobacter-pylori/?post_type=aps&l=pt_BR
Núcleo Brasileiro do Estudo do H. pylori
Não posso tomar antibiótico, por causa síndrome intestino. Como vou matar a h pylori? Não existe nada injetável p esse problema?
Olá! Para ter um diagnóstico e orientações é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Olha sinto o dia todo muito cheia estufada já fiz endoscopia a médica duz que meu esôfago está com umas feridas será que e por conta disso que tudo que eu me alimento passo mal
Oi, Osana! Bom dia, tudo bem? Pode ser, mas para ter a certeza o recomendável é passar em atendimento médico para que possa sr avaliado e dado melhores orientações perante o quadro apresentado.
Boa noite!meu exame de endoscopia o resultado de pangastrite enantematica leve , resultado abaixo h.pylori positivo,vou passar no retorno no médico só daqui 6 dias ,estou muito ansiosa ,na minha família meu pai e meu irmão faleceu de câncer no estômago, gostaria de saber se fazendo o tratamento correto eu ficarei curada desta bactéria?por favor tire está dúvida obrigada.