Ícone do siteBlog dr.consulta

Hiperplasia da próstata é mais comum do que aparenta

O aumento da próstata pode afetar a rotina e os padrões de sono do homem

Você já ouviu falar que a próstata pode aumentar de tamanho na terceira idade e atrapalhar a qualidade de vida do homem? Isso não é mentira. A hiperplasia é uma doença que causa o crescimento benigno da próstata e aflige mais ou menos 80% dos homens de mais de 70 anos.

Em alguns casos, os sintomas não são evidentes ou aparecem de forma leve, mas em outros as manifestações são tão fortes que podem até mesmo interferir na qualidade do sono dos pacientes acometidos.

Sintomas da hiperplasia da próstata

Os principais sintomas dessa condição são divididos em duas categorias: obstrutivos e irritativos, e a classificação deles, principalmente pela moderação em que eles se apresentam, é essencial para escolher o tratamento. Isso porque a hiperplasia da próstata e suas manifestações vão se agravando ao longo dos anos e a melhor maneira de reverter a situação vai depender do estágio da doença.

Os sintomas obstrutivos incluem esforço e dificuldade para urinar, tanto no início da micção como com jatos interrompidos, pouca urina independente da vontade apresentada, gotejamento e “vazamento” da bexiga (incontinência paradoxal).

Já os irritativos contemplam dores na bexiga e a urgência em ir ao banheiro, muitas vezes sem conseguir segurar a vontade, e com uma frequência muito grande, inclusive com noctúria – acordar para ir ao banheiro mais de duas vezes por noite.

Diagnóstico e tratamento

O exame físico é o primeiro passo e o mais importante. Além do toque retal, é necessário avaliar o abdome e a genitália para conferir se há algum tipo de anomalia ou dermatite, por exemplo. Como alguns sintomas podem ser confundidos com outras doenças, incluindo infecções urinárias, é preciso excluir essas possibilidades.

O histórico médico também precisa ser levado em consideração, fatores como a ingestão de líquidos e substâncias com cafeína em excesso ou o uso de medicamentos diuréticos e antialérgicos podem interferir no bom funcionamento da bexiga e ser a raiz dos sintomas.

O tratamento da hiperplasia da próstata pode ser por meio de medicamentos, terapias minimamente invasivas, como coagulação intersticial com laser ou injeção intraprostática de etanol, entre outras, e intervenção cirúrgica.

Sair da versão mobile