A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil (DE), é um problema comum enfrentado pelos homens. De acordo com o Centro Norte-Americano de Informações sobre Doenças Renais e Urológicas, até 30 milhões deles experimentam a DE ocasionalmente.
Ela pode ser uma consequência natural do envelhecimento, mas trouxemos algumas medidas que podem ser tomadas para evitá-la. Confira!
O que é impotência sexual?
A impotência sexual, ou disfunção erétil, é uma condição em que o homem não consegue obter — ou manter — uma ereção firme o suficiente para ter uma relação sexual satisfatória. Pode ser um problema de curto ou longo prazo e pode se manifestar de várias maneiras. Seus sintomas são:
- ereção ocasional, mas não em todas as vezes que desejar fazer sexo;
- ereção que não dura o suficiente para um sexo satisfatório, ou até o final do ato sexual;
- incapacidade de ter uma ereção a qualquer momento.
Principais causas da impotência sexual
Diferentes fatores que afetam os sistemas vascular, nervoso e endócrino podem causar ou contribuir para a impotência sexual. Algumas causas são:
- uso de alguns medicamentos,
- hábitos não saudáveis como uso de drogas, tabagismo e alcoolismo;
- fatores psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão;
- fatores físicos, como diabetes, doenças renais e vasculares.
Como evitar a impotência sexual?
Parar de fumar
Se você fuma, procure ajuda para deixar o vício. O tabagismo está ligado às doenças cardíacas e vasculares, o que pode levar à impotência sexual.
Mesmo quando essas doenças e outras possíveis causas de impotência sexual não são levadas em consideração, o tabagismo ainda aumenta as chances de apresentar o problema.
Seguir uma alimentação saudável
Para ajudar a manter a função erétil, escolha alimentos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, frutas, vegetais e carnes magras.
Evite alimentos ricos em gordura, especialmente gorduras saturadas e sódio. Siga um plano de alimentação saudável que ajude a manter o peso. Além disso, controle a pressão sanguínea e a glicose — e evite o abuso de álcool.
Manter um peso saudável
Manter um peso saudável também pode ajudar a atrasar o início do diabetes e reduzir a pressão sanguínea. Fale com o seu médico sobre como prevenir o diabetes — ou administre a doença. Faça exames regulares para medir a pressão arterial.
Se você está acima do peso, converse com o seu médico sobre maneiras de perder alguns quilos com segurança. Consulte um nutricionista que possa ajudá-lo a planejar refeições saudáveis para alcançar esse objetivo.
A perda de peso ajuda a reduzir inflamações, aumenta os níveis de testosterona e melhora a autoestima, o que pode ajudar a prevenir a impotência sexual.
Se você está em um peso saudável para sua altura, mantenha-o por meio de uma alimentação saudável e atividades físicas.
Ser fisicamente ativo
Exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo através do corpo, incluindo no pênis. Porém, antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso consultar um médico e fazer alguns exames.
Comece com algo mais leve, como uma caminhada, e procure a ajuda de profissionais para acompanhá-lo no processo. Pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias já são bem significativos para ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo.
Evitar o uso de drogas
As drogas, como o álcool, o cigarro e outras substâncias, podem impedi-lo de ter ou manter uma ereção. Algumas impedem a excitação ou outras sensações.
Além disso, elas podem encobrir outros fatores psicológicos ou físicos, que também podem causar a disfunção.
Quais são os tratamentos disponíveis?
O médico pode tratar a impotência sexual prescrevendo medicamentos para impotência sexual, que costumam apresentar um resultado muito satisfatório, ou também pode:
- prescrever testosterona, caso os níveis desse hormônio estejam baixos;
- Uso de medicações injetáveis no próprio pênis.
- como último recurso, recomendar uma cirurgia para implante de prótese peniana.
Como você viu, ter uma vida saudável é a chave para evitar a impotência sexual. O envelhecimento não precisa levar você a perder um dos melhores prazeres da vida!
Marque uma consulta com um urologista para que ele possa acompanhar seu caso!