Ícone do siteBlog dr.consulta

Infecção urinária: causas, sintomas e tratamento

Problem in woman

A infecção urinária é uma complicação causada por bactérias que pode afetar diferentes partes do trato urinário como, por exemplo, os rins, a uretra e a bexiga. 

Apesar de ser uma doença que atinge tanto os homens quanto as mulheres, a sua taxa de incidência é maior no público feminino. 

Segundo informações do Ministério da Saúde, as mulheres apresentam uma probabilidade muito maior de desenvolver uma infecção durante a vida do que os homens. Isso porque a anatomia corporal da mulher é mais propensa a entrada de bactérias no trato urinário do que a anatomia dos homens. 

Por terem uma uretra curta, as bactérias comuns que ficam localizadas entre a vagina e o ânus da mulher, têm mais facilidade para migrarem até a bexiga e, muitas vezes, até os rins. 

A cistite, infecção localizada na bexiga, e a pielonefrite, localizada nos rins, são as infecções mais comuns que afetam as mulheres. 

É comum que algumas mulheres apresentem infecções de repetição, sendo obrigadas a tratarem a doença diversas vezes ao ano. Nesses casos, especialistas como o ginecologista, ou até mesmo o Uroginecologista, subespecialidade da ginecologia e da urologia, devem recomendar medidas de prevenção para as pacientes evitarem uma nova infecção. 

Quais são os fatores de risco da infecção urinária? 

Segurar a urina por muito tempo, beber pouca água e não ter os cuidados necessários com a higiene íntima são fatores que podem ajudar no desenvolvimento da infecção. Veja abaixo outros aspectos que podem incentivar o surgimento da doença:

Quais são os sintomas da infecção urinária? 

Entre os sintomas mais comuns da infecção urinária estão:

Em casos de Pielonefrite (infecção nos rins), calafrios e cansaço também podem ser notados pelos pacientes. 

Como é feito o diagnóstico? 

Ao sentir os primeiros sintomas descritos acima, um especialista deve ser procurado. Inicialmente, ele fará algumas perguntas sobre o seu histórico familiar da doença.

Um exame de coleta de urina será solicitado e possivelmente um exame de imagem também (ideal para avaliar se os sintomas não são de pedra no rim). 

Como é realizado o tratamento? 

É muito importante que você não se automedique em casa. Remédios caseiros ou o uso de antibióticos sem prescrição médica podem agravar o seu quadro, colocando em risco a sua própria vida. 

Só um especialista, depois dos resultados dos exames, pode indicar o melhor remédio para o seu caso. Após iniciado o tratamento, siga à risca as recomendações médicas e não interrompa o uso do medicamento sem que o especialista solicite. 

Quando não tratada da maneira correta, a infecção urinária pode ser agravada, podendo se tornar uma infecção generalizada, levando o paciente até a morte. 

Fique atento aos sinais do seu corpo e procure um especialista, caso sinta necessidade. 

Sair da versão mobile