O início do segundo trimestre, período que vai da semana 13 à semana 27. É uma fase marcada por muitas transformações e requer a realização de diversos exames.
O bebê já passa a interagir bem mais com a mãe e com o ambiente. Ele se movimenta, dá chutes e, além de ouvir, já pode identificar vozes. É, portanto, uma fase de grande estreitamento dos laços da mamãe com o filho.
Ao final dessa fase o bebê pode ter cerca de 24 cm de comprimento.
Acompanhe e veja quais são os cuidados necessários a se tomar nesse período.
Uso de roupas confortáveis
Deixe de lado qualquer roupa apertada e evite calças do tipo jeans, de tecido muito grosso. Quanto mais o tecido se ajusta ao corpo, melhor.
A lingerie deve ser confortável, de modo a oferecer suporte para os seios e para a barriga. Evite qualquer acessório apertado.
Para as pernas, faça uso de meias de descanso. Elas conseguem evitar a sensação de pernas cansadas e ainda diminuem o risco do aparecimento de varizes.
Descanso e sono adequado
O primeiro trimestre foi o mês da sonolência irresistível. Agora, por outro lado, muitas mulheres começam a experienciar insônia e noites mal dormidas — muito comuns nos últimos 3 meses da gestação.
Se for esse o seu caso, evite a TV antes de dormir. Além disso, é recomendável tomar um banho quente antes de deitar. A água quente ou morna é bem relaxante e facilita o sono.
Mesmo que você não tenha problemas para dormir, descansar durante o dia sempre que puder é a regra. Procure colocar as pernas um pouco elevadas, evitando os inchaços comuns dessa fase.
Exames em dia
Os exames pré-natal no quarto mês da gravidez muitas vezes incluem repetições de análises anteriores para a confirmação de que tudo está indo bem. É recomendável que sejam realizados os seguintes exames:
- urina;
- pressão arterial, para avaliar o risco de pré-eclâmpsia e parto pré-maturo;
- altura uterina;
- VDRL (verifica a existência de sífilis).
Além disso, é o momento de uma nova ultrassonografia. Com esse exame o médico vai avaliar o desenvolvimento fetal, o tamanho da nuca do bebê e a medida do osso nasal.
Exercícios físicos adequados
Antes de realizar qualquer atividade física é preciso conversar com o seu médico. Ele é o profissional indicado para avaliar o histórico pessoal ou familiar da gestante, o andamento da gravidez, entre outras questões. Tudo isso é importante para fornecer informações sobre os cuidados que você deve tomar ao se exercitar.
Existem diversos programas de exercícios para gestantes. Escolha aquele que você mais gosta ou simplesmente adote o mais universal de todos: a caminhada.
Caminhar diariamente ao ar livre, durante 20 ou 30 minutos, será de grande valia para a mamãe e o bebê. Durante a caminhada, procure manter o corpo ereto, pois isso ajuda a fortalecer a musculatura das costas.
Controle do peso
Como os enjoos normalmente já terão passado, a gestante terá mais disposição para comer. É fundamental alimentar-se bem, mas não exagere. O ideal é fazer diversas pequenas refeições ao longo do dia.
Além disso, é preciso medir o peso pelo menos duas vezes a cada semana. Nesta fase a gestante verá o seu peso aumentar cerca de 250 g semanalmente. Para suprir suas necessidades — e as do bebê —, a gestante deverá ingerir 500 calorias a mais a cada dia.
Como você viu, a gestante deve atentar para vários cuidados no quarto mês de gestação. Por isso, é fundamental contar com o acompanhamento de um médico nessa etapa da gravidez. Então, encontre um ginecologista e agende a sua consulta.
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de ginecologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ginecologista”]