A insuficiência renal é uma condição em que os rins perdem as suas funcionalidades básicas, como filtrar o sangue e eliminar toxinas e impurezas através da urina.
Segundo especialistas, a doença pode ser classificada de duas maneiras: aguda e crônica.
A insuficiência renal aguda é caracterizada por um problema temporário e reversível do funcionamento dos rins. Geralmente, é provocada por algum medicamento de uso contínuo ou por consequência de alguma outra doença, como diabetes ou cálculo renal.
Já a insuficiência renal crônica, caracteriza-se por surgir lenta e progressiva e sem possibilidade de cura. Assim como a insuficiência aguda, a crônica também pode ser causada por outros problemas médicos, como pressão alta, diabetes ou cálculos nos rins.
A doença é considerada perigosa, pois os rins têm grande importância para o bem-estar e equilíbrio do organismo. Além de ajudar na eliminação de substâncias que fazem mal para o nosso corpo, também auxilia na regulação da pressão arterial e atua como órgão produtor de hormônios importantes.
Apesar de na maioria dos casos ser uma doença silenciosa, muitos pacientes podem notar alguns sinais, como os ilustrados abaixo.
Como evitar a insuficiência renal?
Manter os rins saudáveis é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Veja as recomendações abaixo:
- Realize exames preventivos dos rins anualmente;
- Controle os níveis da diabetes e da pressão arterial;
- Mantenha uma dieta balanceada sem excesso de sal e açúcar;
- Evite o alcoolismo e o tabagismo;
- Mantenha-se hidratado o dia todo;
- Evite o uso constante e exagerado de medicamentos do tipo analgésico.
Como é feito o diagnóstico da insuficiência renal?
O diagnóstico da doença deve ser realizado por um nefrologista (especialista em rins) a partir de uma avaliação clínica e de exames como ultrassom, ressonância magnética, tomografia e coleta de sangue e urina.
Existe tratamento para a insuficiência renal?
Sim. Para a doença do tipo aguda, é recomendado que o paciente passe por algumas mudanças alimentares e comportamentais. Por ser temporário e reversível, o tratamento deve ser baseado na resolução do problema que esteja afetando o funcionamento dos rins.
Para a insuficiência crônica, o indicado é a realização constante de hemodiálise, que é a filtração de sangue realizada externamente. Por não apresentar cura, o paciente deverá ser submetido a sessões de hemodiálise durante toda a vida.
O dr.consulta tem excelentes nefrologistas prontos para cuidar da sua saúde com qualidade e por um preço acessível. Agende sua consulta.