O que você precisa saber sobre a cirurgia de lipoaspiração
A lipoaspiração é um dos procedimentos estéticos mais famosos do mundo. De acordo com dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), essa foi a operação estética mais realizada em 2021 com mais de 1,9 milhão de procedimentos.
Entre os principais motivos da sua realização está o aumento da autoestima. Porém, apesar dos fins estéticos, essa é uma intervenção como qualquer outra, com prós, contras e suas particularidades.
Se você quer entender mais sobre esse procedimento, seu pós-operatório e quais são os tipos existentes, continue acompanhando este conteúdo.
O que é lipoaspiração?
A cirurgia de lipoaspiração tem como objetivo modelar áreas específicas do corpo, removendo acúmulos de gordura advindos de fatores genéticos, sobrepeso ou pela falta de atividade física.
Normalmente, é realizada em regiões como coxa, braços, pescoço, cintura, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, perna e tornozelo. Assim, de acordo com as necessidades de cada paciente, um tipo específico pode ser indicado. Conheça-os agora:
Lipoescultura
A gordura retirada é tratada e colocada em outras regiões do corpo, para obter volume e contorno, como por exemplo, aumento dos glúteos.
Vibrolipoaspiração
Neste tipo, realiza-se uma vibração por meio de um equipamento para a remoção de gordura localizada.
Lipoaspiração a laser
Aqui, a luz ou laser emitida é capaz de destruir células gordurosas e diminuir a flacidez da pele.
Lipoaspiração ultrassônica
Essa técnica utiliza a radiação do ultrassom para quebrar as células de gordura do tecido adiposo, facilitando a retirada da gordura excedente, com menos traumas ao corpo.
Minilipo
Indicada para situações em que há pouca gordura a ser retirada das regiões do corpo, cerca de 200 ml.
É reversível?
Sim. A cirurgia de lipoaspiração remove as bolsas de gordura, porém, elas podem voltar caso as orientações dos profissionais de saúde não sejam seguidas. Lembre-se também que esse procedimento não cura condições como obesidade.
Dessa forma, a prática de exercícios físicos e a manutenção de uma alimentação balanceada, sem restrições exageradas, são fundamentais para quem se submete a essa técnica.
Quem pode fazer a cirurgia de lipoaspiração?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), as pessoas aptas à sua realização são:
- pessoas com mais de 18 anos;
- pessoas com 30% do seu peso ideal e pele firme;
- pessoas sem diagnóstico positivo para doenças que prejudiquem o processo de cicatrização, como as cardiovasculares, anemia e diabetes;
- não fumantes.
O profissional solicitará também exames complementares, como o hemograma, glicemia, exame de urina e eletrocardiograma para verificar a aptidão. Esses exames, inclusive, estão disponíveis no dr.consulta com descontos pelo Cartão dr.consulta.
Como funciona?
O profissional responsável é o cirurgião plástico. O procedimento precisa ser realizado dentro do hospital, em centro cirúrgico, e dura cerca de 2 a 4 horas – com internação que varia de 12 a 24 horas.
O primeiro passo é a anestesia, sendo intravenosa ou geral – o médico, normalmente, escolhe a melhor opção para cada caso.
Feito isso, são realizadas pequenas e imperceptíveis incisões. Por elas, uma solução líquida é infundida para redução do sangramento e do trauma.
Em seguida, um tubo oco (cânula) é inserido para soltar o excesso de gordura por meio de um controlador de movimento de vaivém. A gordura descolada é retirada por meio de um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
Por fim, as incisões são fechadas corretamente e a cirurgia é finalizada.
Quantos quilos perde em uma lipoaspiração?
O resultado será aparente quando o inchaço e retenção de líquido diminuir. Porém, após a recuperação, cerca de 3 a 5 kg de gordura podem ser eliminados.
E quais são os riscos?
Como todo o procedimento cirúrgico, a lipoaspiração também possui alguns riscos, entre eles: perfuração de órgãos (situação extremamente rara, mas que pode levar ao óbito), além de infecções, hematomas, embolia pulmonar e trombose.
Por isso, escolher um profissional capacitado é imprescindível. Aqui no dr. consulta, por exemplo, você encontra cirurgiões plásticos capacitados e experientes para realizar a sua liposucção.
Cuidados do pós-operatório
No pós-operatório, pequenos sangramentos, acúmulo de líquido e dores podem acontecer.
Por isso, seguir exatamente todas as recomendações médicas possibilita uma recuperação boa e tranquila.
Como o local costuma ficar inchado e dolorido, o uso de cinta ou bandagens elásticas ajudam bastante nessa etapa. A drenagem linfática, analgésicos e antibióticos também devem ser administrados de acordo com recomendação médica e as incisões devem ser higienizadas corretamente.
Além disso:
- evite movimentos mais bruscos e força excessiva durante a cicatrização;
- faça repouso e caminhadas leves para facilitar a circulação sanguínea, conforme orientação médica;
- evite exposição ao sol e só retire os pontos com o médico;
- procure imediatamente atendimento ao sentir qualquer desconforto.
E então? Ficou interessado na lipoaspiração e deseja fazer uma avaliação? No nosso site, você encontra tanto a especialidade de Cirurgia Plástica quanto os exames citados, bem como outros procedimentos no catálogo de serviços.
Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!
Fontes:
- Lipoaspiração | Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
- Pesquisa global 2021 | International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS);
- Critérios práticos para uma lipoaspiração mais segura: uma visão multidisciplinar | Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP).