Machucado no pênis, o que pode ser?
Feridas e úlceras na região podem ser sinais de doenças graves e devem ser avaliadas por um médico
Independentemente da ocorrência do machucado no pênis é necessário investigar as causas e saber como tratar.
Entenda o que pode ter acontecido e o que fazer para aliviar as dores e tem uma vida sexual ativa novamente.
3 principais causas de machucado no pênis
Dores, incômodos, coceiras, feridas, mau cheiro. Saiba que nada disso é normal e que a saúde íntima também precisa de atenção.
Homens que não fizeram a cirurgia da fimose podem ter uma pequena ferida na cabeça do pênis. Essa formação normalmente aparece após as relações sexuais devido ao atrito excessivo que acaba machucando a glande – que é uma região bem sensível.
No entanto, qualquer machucado no pênis deve ser investigado, já que podem ser sinais de doenças graves como:
1 – Candidíase
Essa infecção fúngica, que é um tipo de micose, tem seu crescimento beneficiado pelo calor e umidade, então, se manifesta em regiões como boca, vagina, pênis ou intestino, em forma de manchas vermelhas que coçam e podem produzir secreção, sendo as manifestações genitais as mais frequentes.
A candidíase não tratada pode ainda evoluir no homem para:
- balanite: inflamação da cabeça do pênis, que também se manifesta por meio de feridas;
- balanopostite: processo inflamatório da cabeça e do prepúcio juntos.
2 – Sífilis
Um único machucado no pênis, que não dói e nem coça, pode ser o primeiro sinal da sífilis, uma Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que pode ser tratada.
No estágio chamado de sífilis primária, que pode acontecer logo após o contágio ou até 3 meses depois, esse sinal é isolado e, geralmente, desaparece sem tratamento algum, porém, a doença continua agindo no corpo.
Conforme a condição avança, outras manchas no corpo acabam surgindo e desaparecendo, o que pode confundir o paciente e dificulta a ligação de um sintoma ao outro.
Quando a sífilis atinge o estágio mais grave, pode provocar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas e até levar a óbito.
3 – Câncer de pênis
Os dois sintomas mais comuns do câncer de pênis são justamente: 1) ferida persistente e/ou 2) tumor localizado na cabeça do órgão.
Além disso, também pode haver a presença de uma secreção esbranquiçada. Esse tipo de câncer está muito associado à infecção por HPV (Papilomavírus Humano).
Lembre-se de que muitas outras doenças são assintomáticas ou podem se manifestar em diferentes sintomas ao longo da vida. Por isso, é muito importante manter as consultas e exames de rotina em dia.
Se você tem mais de 50 anos, faça o diagnóstico preventivo contra o câncer de próstata. Não espere sentir dor para se cuidar!
Estou com um machucado no pênis e agora?
A identificação do machucado no pênis é algo simples. A partir do autoexame e da limpeza no local é possível notar qualquer aspecto, textura ou saliência aparente.
Entretanto, saber de um sintoma, não é ter um diagnóstico. Portanto, você precisa fazer uma consulta com um urologista.
Esse especialista fará diversas perguntas para ajudar no diagnóstico e poderá solicitar exames específicos para compor o diagnóstico.
O tratamento dependerá do tipo de inflamação ou doença detectadas e do seu estágio.
Faça suas consultas com um urologista e exames mais baratos no dr.consulta
O dr.consulta tem uma ampla rede de centros médicos localizados em São Paulo e na região metropolitana de São Paulo.
Ao assinar o Cartão dr.consulta você pode iniciar ou manter os cuidados com a sua saúde, pagando mais barato.
Assinantes têm preço fixo em consultas, descontos em exames, em procedimentos odontológicos e também em medicamentos nos parceiros, dependendo da modalidade escolhida. Conheça todas as vantagens: