Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Magmax

Contraindicação do Magmax

É contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade ao Hidróxido de Magnésio (substância ativa) ou a quaisquer componentes da fórmula.

Como usar o Magmax

O paciente deve agitar bem o frasco e tomar Hidróxido de Magnésio (substância ativa), diluído ou não em água, nas doses recomendadas a seguir.

Como antiácido

Para adultos e crianças de 12 anos ou mais

1 colher de chá (5mL) a 1 collher de sopa (15mL), conforme necessário. O paciente pode repetir a dose, sempre respeitando a dose máxima diária, que é de 3 colheres de sopa (45 mL) a cada 24 horas.

Para crianças de 2 a 11 anos

1 colher de chá (5mL), conforme necessário. O paciente pode repetir a dose, sempre respeitando a dose máxima diária, que é de 30 mL (2 colheres de sopa, ou 6 colheres de chá) a cada 24 horas.

Como laxante

Para adultos e crianças de 12 anos ou mais

2 a 4 colheres de sopa (30 a 60mL) uma vez ao dia.

Para crianças de 6 a 11 anos

1 a 2 colheres de sopa (15 a 30mL) uma vez ao dia.

Para crianças de 2 a 5 anos

1 colher de chá a 1 colher de sopa (5 a 15mL) uma vez ao dia.

Como antiácido, o período máximo de uso recomendado deste medicamento é de 14 dias consecutivos; como laxante, o período máximo é de 3 dias consecutivos.

Para crianças menores de 2 anos, o médico deve ser consultado e acompanhar o tratamento.

Precauções do Magmax

Pacientes com insuficiência renal ou menores de 2 anos devem consultar o médico antes de tomar este medicamento.

Estudos realizados em animais não indicaram efeitos nocivos diretos ou indiretos relacionados à gravidez, desenvolvimento embrionário/ fetal, parto ou desenvolvimento pós natal. O magnésio pode atravessar a barreira placentária e é excretado em pequenas quantidades no leite materno, por isso mulheres grávidas e amamentando devem consultar o médico antes de tomar este medicamento.

Caso o paciente tenha dor abdominal persistente, ele deverá consultar o médico. Enquanto estiver fazendo uso deste medicamento, o paciente deve manter uma adequada ingestão de líquidos.

Este medicamente não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Reações Adversas do Magmax

Pode causar diarréia. Caso isto ocorra, principalmente em crianças e idosos, o paciente deve imediatamente interromper o uso deste medicamento.

Caso tenha dor abdominal persistente, o paciente deve consultar o médico.

Em pacientes com insuficiência renal, pode ocorrer sintomas de intoxicação decorrente do acúmulo de magnésio (hipermagnesemia).

É improvável que o hidróxido de magnésio comprometa a capacidade das pacientes de dirigir ou operar máquinas.

Estimar dados numéricos relacionados a frequência de eventos adversos para produtos isentos de prescrição é difícil. Desta forma, nenhuma estimativa é fornecida.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Riscos do Magmax

Não use este medicamento em caso de doença dos rins.

Composição do Magmax

Hidróxido de magnésio.

Apresentação do Magmax


Suspensão oral

Uso oral.

Interação Medicamentosa do Magmax

O Hidróxido de Magnésio (substância ativa) pode interferir localmente na absorção de outros medicamentos administrados por via oral devido ao aumento do pH gástrico. Isto pode ser evitado com intervalo de 2-3 horas entre a administração desse medicamento.

O Hidróxido de Magnésio (substância ativa) pode aumentar a absorção de ibuprofeno e diminuir a absorção de penicilamina, bifosfonatos, cetoconazol e tetraciclina. A excreção de salicilatos aumenta com a mudança do pH urinário.

O uso concomitante do Hidróxido de Magnésio (substância ativa) com poliestireno sulfonato de sódio ocasiona excesso de íons bicarbonato, os quais são absorvidos e podem causar alcalose metabólica.

Ação da Substância Magmax

Resultados de Eficácia


O Hidróxido de Magnésio (substância ativa) tem seu uso tradicionalmente reconhecido como laxante e antiácido (Formulário Nacional – Farmacopéia Brasileira 2005).

Características Farmacológicas


O Hidróxido de Magnésio (substância ativa) é um composto que é praticamente insolúvel em água e reage com o ácido clorídrico no estômago, formando cloreto de magnésio e reduzindo a acidez gástrica. A sua ação neutralizante é semelhante a do bicarbonato de sódio e quando a dose administrada é superior a dose necessária para que ocorra a neutralização do ácido cloridrico, o ph intragástrico pode atingir ph 8 ou 9. O rebote ácido decorrente a administração do Hidróxido de Magnésio (substância ativa) é insignificante. O Hidróxido de Magnésio (substância ativa) também age aumentando a retenção de água no lúmen intestinal. O Hidróxido de Magnésio (substância ativa) exerce seu efeito terapêutico antiácido rapidamente no trato gastrointestinal e, consequentemente, esta ação independe das propriedades farmacocinéticas.

Após administração oral, cerca de 1/3 a 1/2 do magnésio é absorvido lentamente no intestino delgado. Os sais de magnésio são excretados majoritariamente na urina, com pequenas quantidades excretadas pelas fezes e pela saliva. Dados de segurança pré-clínicos sobre Hidróxido de Magnésio (substância ativa) na literatura não revelaram achados que são de relevância para a dose recomendada e utilização do produto.

Dizeres Legais do Magmax

Medicamento de Notificação Simplificada RDC Anvisa n° 199/2006. AFE n° 1.03841-3.

Natulab Laboratório S.A.

Rua H, n° 2, Galpão 03 – Urbis II
Santo Antonio de Jesus – Bahia
CEP 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
Indústria Brasileira

Sair da versão mobile