As infecções fungicas nos genitais são chamadas de candidíase, um dos tipos da micose
Geralmente, quando falamos de micose, todo mundo logo já pensa na infecção entre os dedos dos pés ou nas unhas após a praia, piscinas ou banheiros públicos. Porém, como essas infecções são provocadas pelo crescimento desenfreado de fungos, são propiciadas pelo calor e pela umidade.
Isso significa que, além da pele, das unhas e do couro cabeludo, as áreas mais íntimas e/ou mucosas do corpo também podem desenvolver essa doença. Logo, a micose no pênis, bem como na vagina, na boca e no intestino existe e é chamada de candidíase.
Quando o paciente está com o sistema imunológico fraco, consumiu açúcar em excesso ou apresenta um quadro de alergias, a chance de manifestação é maior.
Micose no pênis? Como é a candidíase?
A candidíase possui diversos tipos de manifestações, tudo vai depender da área que é afetada. Quando ela acomete a boca, pode ser caracterizada pelo que chamamos de sapinho, que são placas esbranquiçadas na área mucosa, mais comum em recém-nascidos, ou pode se apresentar como lesões no canto da boca.
Placas vermelhas em dobras naturais do corpo, como axilas e atrás dos joelhos também podem ser associadas a essa doença.
No entanto, as mais comuns são as manifestações genitais. No caso da micose no pênis, pode ser identificada por meio de manchas vermelhas na região e coceira. Em alguns casos, a infecção ainda gera a balanite, condição que se caracteriza pelo inchaço da cabeça do órgão masculino.
Eu tenho, e agora?
Ao identificar a micose no pênis, o médico irá considerar quais foram os fatores que podem ter desencadeado a candidíase para que haja o controle da doença, ou poderá voltar a acontecer futuramente.
O tratamento consiste em medicamentos antifúngicos orais e em forma de creme, mas outras atitudes precisam ser combinadas a ele e também continuarem a ser seguidas após seu término.
Hábitos higiênicos, por exemplo, são essenciais, mas é preciso também evitar o contato prolongado com água quente e sabão. Após o banho ou o mergulho, é recomendado que o homem não continue usando as roupas molhadas por muito tempo e seque bem a região genital.
Além disso, roupas muito quentes, justas ou de tecidos sintéticos, que prejudicam a transpiração natural da pele, podem facilitar a aparição da micose no pênis e em outras regiões, por isso é importante o cuidado ao usá-las em excesso.