Mitos e verdades sobre o uso dos anticoncepcionais
Foi em 1962 que a pílula anticoncepcional chegou ao Brasil. Considerada uma “verdadeira vitória” na área da farmacologia, a sua chegada no país se tornou símbolo da emancipação feminina. Além disso, também transformou a vida e o comportamento social e sexual da mulher.
Segundo o Celsam (Comitê Científico do Centro Latinoamericano Salud y Mujer), o Brasil está entre os 3 países que mais consomem pílulas anticoncepcionais na América Latina. Entre os principais benefícios do seu uso estão o controle da natalidade, a regularização do ciclo menstrual feminino e a redução de complicações nos ovários.
Mas se engana quem pensa que os anticoncepcionais só trazem benefícios para o corpo da mulher. É muito importante ficar atento aos seus efeitos colaterais e esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao seu uso.
Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre o uso deste contraceptivo:
Os principais mitos e verdades sobre o uso dos anticoncepcionais
Tomar anticoncepcional engorda
MITO. Não há embasamentos científicos que comprovem a relação do uso de anticoncepcional com o ganho de peso. Apenas em alguns casos, as mulheres podem notar sinais de inchaço pelo corpo, provocados pelo tipo de hormônio ingerido.
Cigarros e bebidas alcoólicas prejudicam a ação das pílulas
VERDADE. O uso de anticoncepcional aliado ao consumo de cigarros ou bebidas alcoólicas pode provocar doenças cardiovasculares e até tromboses venosas. Segundo o Ministério da Saúde, o álcool também tende a diminuir o efeito das pílulas.
O uso de anticoncepcionais durante anos causa infertilidade
MITO. Mulheres que tomam anticoncepcionais há anos podem demorar um tempo maior para engravidarem em comparação àquelas que não fazem uso do contraceptivo. Isso porque uma parcela dos hormônios fica retida em células de gordura e continua sendo liberada mesmo após o término do seu uso.
De acordo com especialistas, essa complicação é resolvida espontaneamente e sem a necessidade de nenhuma medicação. Por isso, fique tranquila.
A pílula anticoncepcional ajuda na prevenção do câncer de ovário
VERDADE. Mulheres que tomam anticoncepcional têm 60% a menos de chance de desenvolverem câncer de ovário, segundo o Ministério da Saúde. Este tipo de câncer tem maior incidência em mulheres acima de 60 anos e normalmente tem início no local da cicatriz da ovulação no ovário.
Como o uso das pílulas evita a ovulação na mulher, não há a necessidade da sua cicatrização. Logo, a taxa de risco da doença diminui.
O uso de anticoncepcional melhora o humor da mulher
VERDADE. Os anticoncepcionais controlam alguns sintomas negativos que aparecem junto com a menstruação e a TPM, melhorando o humor feminino.
É indicado tomar a pílula em horários diferentes
MITO. Manter uma rotina regular com os anticoncepcionais é fundamental. Tomá-los em horários distintos prejudica a sua eficácia, facilitando a fertilização.
É muito importante consultar um ginecologista para entender qual anticoncepcional é o mais saudável para o seu organismo e qual é o mais adequado para sua necessidade. Conheça os efeitos que o anticoncepcional pode causar no seu corpo.
Estou no crimaterio da menopausa,parei de usar o anticoncepcional para ver paro de mestrua, mais estou sentindo um calor ruin minha pressão sobe, muitas dores de cabeça, tem problema em voltar a usar o anticoncepcional?
Tomo ciclo 21 a 6 anos tenho dois filhos um de 12 e uma de 6 anos infelizmente mês passado fiquei sem tomar o anticoncepcional por 3 dias e tive relação será q posso ter engravidado
Queria saber se após eu deixar de tomar o anticoncepcional meu ciclo vir e eu nao retorna a tomar o anticoncepcional e normal o atrazo de 15 dias da menstruação?
Tenho 50 anos ,quero saber se posso tomar qualquer tipo de anteconcepcional?
Bom dia! Silvia, como vai? Somente um médico avaliando poderá indicar o melhor anticoncepcional para você.
Ola boa noite minha duvida seria
Minha namorada nao tomava anticoncepcional a 5 anos quando era casada e depois ficou 2 anos sem tomar e agora ela tomo 1 vez so e agente teve relações 4 dias seguidos sem ela tomar o anticoncepcional ela tomo a pilula do dia seguinte qual e a possibilidade dela engravida ou estar gravida e grande ou demora algum tempo pra isso acontecer ?
Oi bom dia estou tomando antinconcional por conta própria o neovlar mas ando sentindo muita dor de cabeça e anzia de vômito pode ser os efeitos colaterais dele
Bom dia! Andressa, como vai? Pode sim, porém para melhores orientações recomendamos procurar um médico para devida avaliação.
Boa noite, tenho uma dúvida.. Eu tive relação antes da menstruação vir no caso no dia 23, e irei começar a tomar o anticoncepcional no dia 26 junto a menstruação. Por eu ter tido relação antes eu devo logo tomar a pilula do dia seguinte ou espero chegar a menstruação para começar a tomar o anticoncepcional ?
Olá Camila, tudo bem? É necessário procurar um profissional da saúde para orienta-la melhor. Marque uma consulta com os nossos especialistas acesse nossa pagina http://www.drconsulta.com ou pela Central de Atendimento 11 4090-1510 whats 11 4118-1339.
[…] pílulas anticoncepcionais: tomar ou não pílulas anticoncepcionais pode afetar a menstruação. Algumas mulheres podem demorar meses para recuperar o seu ciclo reprodutivo natural após interrupção da pílula, podendo ter até dificuldade inicial para engravidar, enquanto outras podem recuperá-lo imediatamente, podendo voltar a engravidar logo no primeiro ciclo. […]
[…] Leia mais: Mitos e verdades sobre o uso dos anticoncepcionais […]
[…] mulheres que ainda não chegaram nessa etapa da vida, o uso de anticoncepcionais costuma ser outra opção para o devido ajuste. Assim, diferentes versões da pílula podem ser […]