A trombose é a formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo que obstrui e inflama a parede de uma veia. As pernas são os locais mais comuns de trombose. Os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local. A seguir, veja alguns mitos e verdades sobre o assunto.
Veja mais: Trombose e anticoncepcional: entenda essa relação de risco
Veja mais: O que é trombose intestinal?
Trombose é uma doença exclusivamente genética
MITO. A herança familiar é, sim, um fator de risco. Mas existem muitas outras causas para a trombose: uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal;
tabagismo; ficar sentado ou deitado muito tempo; presença de varizes; idade avançada; insuficiência cardíaca; tumores malignos; obesidade; distúrbios que incentivam a coagulação e história prévia de trombose venosa.
É possível prevenir a trombose
VERDADE. Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode tomar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas nas atividades de rotina, sem grandes dificuldades.
Apenas mulheres têm trombose
MITO. A incidência de trombose é igual nos dois sexos. Mas quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência é um pouco maior nas mulheres. Tudo porque elas estão mais expostas a fatores de risco, como o uso de anticoncepcionais e a própria gestação.
Veja mais: Cirurgia de varizes a laser: saiba tudo sobre os assuntos
Veja mais: Conheça o tratamento de varizes com espuma polidocanol
Dor é um dos sintomas da trombose
VERDADE. De acordo com o Ministério da Saúde, os membros inferiores são os locais mais comuns de trombose e os principais sintomas são inchaço, vermelhidão, dor e calor local.
Gestantes têm mais risco de trombose
VERDADE. Quando o organismo se prepara para o parto, aumenta a produção de substâncias coagulantes no sangue. Esse efeito representa um risco seis vezes maior de trombose. No período de pós-parto, durante aproximadamente 40 dias, esse risco chega a ser 15 vezes maior.
As principais complicações são as varizes
MITO. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes são apenas consequências. A maior e principal complicação decorrente de trombose é a embolia pulmonar – quando um vaso sanguíneo do pulmão é obstruído por um coágulo de sangue que vem de outras partes do corpo (em geral, das pernas). A embolia pulmonar pode ser fatal.
Andar de avião pode causar trombose
VERDADE. Um voo é um momento de risco porque a pessoa fica muito tempo sem mover as pernas, o que prejudica o retorno do sangue para o coração. O problema é maior quando há alguma predisposição a trombose. O sintoma mais comum é inchaço da panturrilha, acompanhado ou não de dor e calor local.
Veja mais: Vasinhos nas pernas: como evitar?
Veja mais: Não ignore o seu constante cansaço nas pernas!
Saiba como prevenir a trombose
Pequenos cuidados podem prevenir a trombose no dia a dia:
- praticar exercícios físicos regularmente;
- evitar o consumo de álcool e tabagismo;
- manter uma dieta equilibrada;
- seguir corretamente as orientações de uso de medicamento preventivo;
- evitar o aumento do peso corporal.
- usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica;
- movimentar-se ao máximo ao longo do dia e quando viajar em avião;
- manter uma boa hidratação.